Dedetização de Centopeia
Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de ponta e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de centopeia em todo o estado de SP.
Centopeia
Denominada popularmente de centopeia, são animais quilópodes, pertencentes à família Scolopendridae e classe Chilopoda. A classe Chilopoda possui cerca de 3.150 espécies reconhecidas e Scolopendromorpha inclui cerca de 700 espécies, 34 gêneros e 5 famílias.
Esses quilópodes podem chegar a 50cm de comprimento, possuem hábitos noturnos e estão presentes em todos os continentes. Centopeia também é chamada de lacraia ou piolho de cobra, porém são animais distintos, uma vez que piolho de cobra não é peçonhento, já a centopeia possui peçonha, além do piolho de cobra pertencer à classe Diplopoda.
O corpo da centopeia é divido em tronco e cabeça. Na cabeça da centopeia existe um par de antenas, dois pares de olhos simples e os maxilípedes. O tronco possui vários segmentos e cada segmento possui um par de pernas articuladas. As patas da centopeia não se movem simetricamente, mas sim em um sistema geral no qual um grupo de patas produz apenas um apoio e empuxo, o que resulta em uma agilidade incrível.
Habitat
As centopeias estão presentes no mundo todo, principalmente em regiões tropicais e temperadas. Um habitat perfeito para a centopeia é um ambiente escuro e úmido. Um ambiente escuro e úmido serve de proteção contra predadores e também mantém o animal hidratado.
Os quilópodes podem se alojar embaixo de pedras, cascas de árvores, folhas e troncos em decomposição no chão, hortas, vasos, xaxins, entulhos, tijolos, boxes de banheiros, e vãos e rachaduras de imóveis úmidos.
Alimentação
Centopeias são predadores carnívoros, ou seja, as centopeias não se alimentam de nenhum tipo de vegetal, plantas ou flores.
A dieta da centopeia contém principalmente insetos como baratas, formigas, moscas, grilos e etc., mas também é composta por animais invertebrados e vertebrados como minhocas, vermes, rãs, sapos, tarântulas, lagartos, lagartixas, pássaros, cobras, roedores e até mesmo morcegos.
Para se alimentar, a centopeia imobiliza sua presa inoculando o veneno com seus dois ganchos peçonhentos e suas inúmeras pernas. Após a presa ser imobilizada e morta, a centopeia parte sua comida para se alimentar com pequenos pedaços.
Reprodução
A reprodução das centopeias é sexuada. Os sexos estão separados em indivíduos machos e fêmeas.
A fecundação é feita de forma interna, ou seja, o macho deposita suas células sexuais no corpo da fêmea onde se encontram com as células sexuais femininas e assim ocorre a fecundação.
Ciclo de vida
Geralmente no início da primavera a centopeia põe de 15 a 50 ovos que medem cerca de 1mm de diâmetro em frestas no solo ou até mesmo sobre o solo.
Após a postura dos ovos a centopeia se enrola nos ovos e cuida deles por cerca de quatro semanas até a eclosão. Os filhotes nascem idênticos à mãe. No período de nascimento a centopeia fica bastante vulnerável.
O tempo de vida da centopeia varia de acordo com a espécie, mas em geral varia de um a seis anos de idade.
Centopeia transmite doenças?
Centopeias não são transmissoras de doenças, pois não carregam microorganismos patogênicos, mas são animais peçonhentos.
O veneno da centopeia é muito pouco tóxico ao ser humano, tanto que no Brasil não existe relatos comprovados de intoxicação grave ou morte por meio de picadas de centopeias.
Os sintomas da picada da centopeia são dores fortes e edema (inchaço) localizados no local da picada. Caso a picada tenha sido feita por uma centopeia de porte grande minutos ou horas depois poderão aparecer outros sintomas como: tremores, febre, suor, calafrios e até mesmo ferida no local da picada.
Portanto, se você ou algum familiar seu tenha sido picado por uma centopeia não precisa se desesperar porque ninguém vai morrer. Siga as dicas a seguir assim que for picado por uma centopeia:
Imediatamente lave o local da picada com sabão e água, pois se caso as secreções tóxicas estiverem expostas serão eliminadas com a lavagem, porém pode ocorrer do veneno estar dentro da pele e inevitavelmente irá surgir um edema e dor no local da picada, sendo assim, faça uma compressa de gelo e aplique no local para aliviar a dor.
Após a picada da centopeia não passe a mão na região da picada e depois passe a mão nos olhos e na boca, e não se alimente sem lavar as mãos. É importante também não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica para evitar intoxicação.
Sempre recomendamos que você busque orientação médica, já que a automedicação poderá causar adrenalina. O médico poderá te receitar pomada corticosteroide, analgésicos ou antialérgicos. Em caso de reações alérgicas graves o médico poderá receitar epinefrina.
A importância da dedetização de centopeia
Convenhamos que só o aspecto de uma centopeia não é nada bonito de se ver, não é mesmo? Apesar da centopeia não ser vetor de doença, é um animal caçador, agressivo e peçonhento. Portanto, motivos não faltam para você realizar a dedetização de centopeia.
O veneno da centopeia é composto por substâncias que contém lipídios, proteínas, histamina, lipoproteínas, polipeptídeos, hialuronidase e proteinases causando principalmente dor intensa, edema e vermelhidão no local da picada.
Crianças são mais vulneráveis às picadas de centopeias por ficarem mais tempo brincando no chão, e também por curiosidade elas podem acabar pegando as centopeias, e até mesmo colocando-as na boca.
É comum as pessoas ao avistarem uma centopeia se desesperarem, principalmente com os filhos, o que não está errado. A centopeia não vai levar uma pessoa à morte, mas ninguém quer correr o risco de ser picado por uma centopeia ou ver um familiar ou pet passando dor com a picada de uma centopeia, correto? Sendo assim, saiba que a dedetização de centopeia pode te ajudar a ficar livre desses quilópodes trazendo paz para seu lar.
Sinais de centopeias em seu imóvel
Sem dúvida o sinal mais claro de que seu imóvel está com centopeias é avistando uma centopeia. Se a centopeia for filhote com certeza os pais dela também estão por perto, então muito cuidado e fique atento para evitar acidentes.
Centopeias são animais com hábitos noturnos e se alojam em ambientes úmidos e escuros, portanto se sua casa apresenta umidade e tem ambientes com pouca luminosidade saiba que é um ambiente ideal para centopeias se alojarem e se proliferarem.
Centopeias costumam aparecer em residências com frestas e rachaduras no chão, janelas e portas; rodapés soltos; vazamentos de água; infiltrações; banheiros são ambientes úmidos propícios para centopeias; cozinhas mal ventiladas; oferta de outras pragas como baratas, formigas, traças e etc. que servem de alimentos para as centopeias; matéria orgânica em decomposição; falta de limpeza na área interna e externa da casa.
Ao avistar centopeias, faça medidas preventivas para evitar os quilópodes se alojem na sua casa como fechar frestas, limpar a casa periodicamente e corrija problemas com vazamentos. Caso continue encontrando centopeias será necessário realizar uma dedetização com um profissional especializado para resolver seu problema de uma vez por todas.
Riscos de um local com centopeias
Centopeias são animais peçonhentos, então o risco de acidentes é alto, principalmente para as crianças.
- A picada da centopeia causa dor intensa;
- A picada da centopeia causa vermelhidão;
- A picada da centopeia causa edema;
- Risco maior de uma centopeia picar uma criança e até mesmo da criança colocar o animal na boca;
- Centopeia pode picar pets;
- A picada da centopeia pode causar tremores;
- A picada da centopeia pode causar febre;
- A picada da centopeia pode causar suor;
- A picada da centopeia pode causar calafrios;
- A picada da centopeia pode causar feridas;
- Fobia em algumas pessoas.
Periodicidade da dedetização de centopeia
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de centopeia na minha casa ou empresa?
Não existe uma periodicidade ideal para realizar a dedetização de centopeia. A periodicidade irá variar de acordo com o grau de infestação e localização do imóvel.
Seja em residências ou empresas com problema crítico de centopeias, ou seja, altíssima infestação, recomendamos dedetização mensal.
Locais com problemas recorrentes de centopeias, ou seja, grau de infestação médio, mas que não chega ser uma infestação altíssima, recomendamos realizar dedetização trimestral.
Locais com baixa presença de centopeias e insetos no geral, recomendamos realizar a dedetização semestral para sempre manter o ambiente livre das pragas com a dedetização preventiva.
É muito importante não deixar o quintal propício para o alojamento e proliferação das centopeias.
Evite centopeias em seu imóvel
É possível evitar que centopeias se alojem em seu imóvel com medidas preventivas e bons hábitos.
- Mantenha sempre limpos e tampados ralos;
- Mantenha fechados e limpe pelo menos a cada seis meses caixas de gordura e esgotos;
- Limpe pelo menos a cada três meses calhas;
- Mantenha a grama sempre cortada;
- Não plante trepadeiras e plantas ornamentais perto de casa;
- Não mantenha objetos não usados e entulhos por muito tempo em um lugar só;
- Tampe frestas e buracos em muros, paredes e chão;
- Varra sempre o quintal para não acumular folhas no chão;
- Vede soleiras de portas com rolos de areia;
- Coloque telas nos ralos, pias e tanques;
- Jogue o lixo sempre no lixo e mantenha-o fechado;
- Mantenha camas, berços e sofás longe das paredes;
- Antes de vestir roupas e calçar sapatos examine-os para evitar acidentes.
Dicas caseiras para acabar com centopeias
Separamos algumas dicas simples para você acabar com as centopeias do seu imóvel, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso você continue tendo problemas com centopeias, recomendamos que você chame uma empresa especializada em controle de pragas para resolver seu problema de forma profissional.
Vinagre
Você irá precisar de pano e vinagre branco.
Coloque vinagre em um pano de limpeza e passe o pano em todos os lugares que as centopeias costumam circular.
O vinagre agirá como um repelente natural contra as centopeias.
Detergente
Você irá precisar de detergente, água quente, colher e borrifador.
Em um borrifador de um litro coloque água quente e três colheres de detergente, depois é só borrifar por onde os quilópodes circulam.
O detergente age quebrando o exoesqueleto das centopeias.
Óleo de cedro
Você irá precisar de óleo de cedro e borrifador.
Coloque óleo de cedro em um borrifador e borrife no local que as centopeias transitam.
O óleo de cedro funciona como um inseticida natural que liquefaz as gorduras da centopeia que acaba morrendo algumas horas depois.
Óleo de neem
Você irá precisar de óleo de neem e borrifador.
Despeje o óleo de neem em um borrifador e borrife nos lugares que as centopeias costumam circular.
Ao fazer contato com a centopeia, o óleo de neem desregula a função hormonal do quilópode causando sua morte.
Terra de diatomáceas
Você irá precisar de terra de diatomáceas.
Compre um ou mais sacos de terra de terra de diatomáceas (dependendo do tamanho do seu jardim) e espalhe o pó branco em todo o jardim.
A terra de diatomáceas irá agir queimando e quebrando o exoesqueleto das centopeias.
Pimenta caiena
Você irá precisar de pimenta caiena e moedor.
Após comprar pimenta caiena moída ou moer em um moedor, espalhe a pimenta por onde os quilópodes transitam.
O ardor e o cheiro forte irão repelir as centopeias, mas lembre-se de não usar esse método caso tenha crianças ou pets em casa.
Adesivo
Você irá precisar de uma armadilha adesiva.
Após comprar uma ou mais armadilhas adesivas e desembrulhá-las, é só colocá-las em locais estratégicos onde costuma aparecer com maior frequência as centopeias, principalmente em cantos úmidos.
Esse tipo de armadilha é bastante eficaz contra insetos rasteiros e com a centopeia será bastante útil.
Ácido bórico
Você irá precisar de ácido bórico e borrifador.
Coloque o ácido bórico em um borrifador e borrife onde costuma ver os quilópodes.
O ácido bórico costuma apresentar resultado três dias após a aplicação onde ocorre a desidratação e desnutrição da centopeia que acaba morrendo.
Precificação da dedetização de centopeia
Qual o preço da dedetização de centopeia?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas e com a dedetização de centopeias não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular, pois cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização contra centopeias irá variar de acordo com a área total do imóvel, grau de infestação e tipo de edificação.
Quanto maior a área, grau de infestação, quantidade de vegetação e terra houver no local, maior será o valor da dedetização.
Lembre-se que a dedetização de centopeia não é um gasto extra que você vai ter. Centopeias são animais peçonhentos e podem causar acidentes.
Melhor horário para realizar a dedetização de centopeia
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de centopeia? Existe um melhor horário para dedetizar centopeia?
Não existe um horário correto para realizar a dedetização de centopeia. A desinsetização pode ser realizada de acordo com a disponibilidade do cliente e somos bem flexíveis quanto à isso, pois nós da Zet-Tec trabalhamos 24 horas.
No entanto, é necessário que o cliente siga algumas recomendações técnicas para evitar intoxicações e ter uma boa eficácia da dedetização.
Imóveis que tenham crianças, pets ou idosos, recomendamos que o imóvel fique vazio por no mínimo dez horas, mas se não tiver pets, idosos ou crianças, recomendamos que o imóvel fique vazio por no mínimo seis horas.
Uma sugestão de horário para realizar a dedetização de centopeia em residências é no primeiro horário, pois os moradores saem cedo para realizar suas obrigações diárias e ao retornarem já terá passado as seis ou dez horas e não terá mais riscos para os moradores.
Em empresas e ambientes comerciais, sugerimos que a dedetização seja feita ao final do expediente ou aos finais de semana, onde no outro dia não terá mais riscos para os trabalhadores ou na segunda-feira já estará tudo ok para o expediente.
Processo de dedetização de centopeia
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento de dedetização de centopeia, fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual a área total do imóvel, tipo de edificação e grau de infestação. O cliente nos fornecendo essas informações, já é perfeitamente possível precificarmos a desinsetização.
No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários para precificarmos a dedetização.
No dia da visita técnica, técnico irá vistoriar os pontos mais críticos indicados pelo cliente, fará a medição do local e em seguida o técnico poderá passar o valor na hora para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento formalizado via WhatsApp ou formalizado por e-mail.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
No dia da desinsetização, o técnico chegará ao imóvel, verificará se o imóvel realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para manipulação de produtos químicos e iniciará a desinsetização do fundo do imóvel até a saída.
Ao finalizar a dedetização, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e tornará a passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.
Pronto, seu ambiente está livre das centopeias, mas lembre-se de seguir todas as medidas preventivas e periodicamente contratar uma dedetizadora para realizar a dedetização preventiva.
Dedetização de centopeia profissional
A dedetização de centopeia é feita com processo de micropulverização.
Micropulverização é um método especifico para insetos rasteiros.
Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde as centopeias se alojam.
A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas chuvas essa duração pode ser menor.
Quando a infestação de centopeia está muito alta, muitas vezes será necessário mais de uma aplicação para ter um controle realmente efetivo.
Lembramos mais uma vez que somente a dedetização não irá resolver o problema. A limpeza do ambiente é fundamental para evitar que os quilópodes se alojem e se proliferem no ambiente.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de centopeia, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com centopeias em seu imóvel, entre em contato conosco e solicite um orçamento de dedetização contra centopeia. Caso o orçamento seja aprovado, realizamos a dedetização no mesmo dia ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.
