ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Atomização

atomização

Com uma equipe técnica altamente qualificada, produtos aprovados pela ANVISA e equipamentos de última geração, a Zet-Tec realiza atomização em todo o estado de SP.

O que é atomização?

Dentre muitas metodologias existentes para realizar o controle de pragas, a atomização é uma delas. A atomização é semelhante à nebulização e a termonebulização.

Atomização nada mais é do que a transformação de uma calda inseticida em micropartículas formando uma névoa bem fininha que paira no ar por um longo período de tempo.

O inseticida é colocado dentro de um aparelho atomizador e a pressão negativa formada por essa alta corrente de ar é responsável por levar a calda química para um bico de cisalhamento que forma gotas de 50 a 100µm capazes de chegar a 12m de altura.

As micropartículas ficam suspensas no ar por um longo período agindo como alívio imediato atingindo todos os cantos e frestas controlando as pragas alvo.

Devido a capacidade de alcance, a atomização é amplamente utilizada para controle de insetos alados, ou seja, aqueles insetos voadores como moscas, mosquitos e pernilongos. Porém, é uma ótima metodologia também para controlar pequenos insetos como pulgas, formigas, traças e aranhas. Por se tratar de inseticida e capaz de chegar em qualquer canto e a uma altura de 12m, ela acaba controlando também insetos rasteiros como baratas.

Indicada principalmente para grandes edificações como empresas, galpões, garagens e armazéns, a atomização também pode ser utilizada em áreas externas e rurais.

É importante lembrar que a atomização não apresenta um efeito residual igual a dedetização através da micropulverização, principalmente se o processo for feito em áreas externas sujeitas à chuvas, córregos ou terra.

Insetos voadores mais comuns

Existem milhares de espécies de insetos voadores em todo o mundo, porém os insetos mais comuns no Brasil são: mocas, pernilongos e Aedes Aegypti.

Moscas

As moscas (dípteros – tem duas asas) são insetos urbanos e rurais. Existem moscas com boca que sugam água e outros tipos de moscas que picam. Ambas possuem um par de asas membranosas. O fato de voarem rápido faz com que seu controle seja um pouco mais difícil.

Espécies de moscas

Já foram catalogadas cerca de 120 mil espécies de moscas, dessas 120 mil espécies em torno de 1 milhão de espécies vivas pelo mundo. As moscas mais comuns são as moscas Moscas-dos-filtros (Psychodidae), moscas varejeiras (Chrysommya) e as moscas domesticas (Musca domestica).

Pernilongos 

Os Culexs (nome cientifico do pernilongo) são insetos noturnos e preferem águas poluídas, ao contrário do Aedes Aegypti, popularmente conhecido como “mosquito da dengue” e coloca os seus ovos de forma agrupada. Também conhecidos como mosquitos, os pernilongos transmitem doenças.

Doenças transmitidas por pernilongos 

Pernilongos são conhecidos pelo seu zumbido, picada avermelhada e coceira que incomodam muito as pessoas, entretanto poucas pessoas sabem, mas os pernilongos podem ser transmissores de doenças e algumas dessas doenças são pouco conhecidas da população como febre do nilo ocidental, febre de mayaro, encefalite de saint louis e a elefantíase. É bom salientar que nem todos os pernilongos são transmissores, é apenas uma pequena parte deles que têm o parasita em sua saliva.

Aedes Aegypti

Aedes Aegypti é um mosquito conhecido como mosquito da dengue. Poucas pessoas sabem, mas ele também transmite além da dengue, Zika, Chikungunya, a febre amarela urbana. 

Outra coisa importante é que só as fêmeas transmitem o vírus da dengue. Os machos se alimentam de plantas, como muitos insetos. Já as fêmeas necessitam de sangue para terem mais proteínas e colocarem seus ovos que variam entre 150 e 200 ovos.

Vale lembrar que não são todas as fêmeas que transmitem o vírus. Apenas as fêmeas infectadas que transmitem o vírus, ou seja, existem fêmeas que não transmitem o vírus mesmo que você seja picado.

A importância da atomização 

Controlar insetos, seja eles rasteiros ou voadores é de extrema importância, pois além de evitar doenças gravíssimas, evita também dor de cabeça e prejuízos materiais.

Todas as espécies de animais têm seu papel no ecossistema, mas com o crescimento populacional descontrolado esses animais começaram a habitar os grandes centros urbanos atrás de alimento. A partir daí começaram os problemas, pois eles são transmissores de doenças graves e causam muita dor de cabeça ao proprietário do imóvel.

Pragas urbanas são vetores e transmissoras de algumas doenças graves como gripe, tuberculose, encefalite, tifo endêmico, murino, anemia, viroses, erliquiose, doença de lyme, febre maculosa, hepatite A, febre tifoide, conjuntivite,  febre amarela, diarreia, micose, cólera, doença de chagas e muitas outras.

Especialmente no verão o problema com moscas e mosquitos aumenta muito.

Pernilongos tiram o sossego à noite não deixando as pessoas dormirem com seu zumbido e suas picadas. Apesar da picada do pernilongo não causar dor, causa coceira e ainda uma pequena parte desses pernilongos podem estar contaminados com doenças como a febre do nilo ocidental, febre de mayaro, encefalite de saint louis e a elefantíase, e transmitir para as pessoas com suas picadas.

Moscas ficam sobrevoado lixos e alimentos, principalmente ao fazer um churrasco impedindo até das pessoas se alimentarem em paz. Além de tirar a paz, as moscas podem transmitir doenças como a diarreia, febre tifoide, miíase, doença do sono, loíase, oncocercose e tuberculose.

Em comércios do ramo alimentício, o problema com moscas é muito maior. Isso se deve a grande produção de lixos, fluxo pessoas e produção de alimentos, um verdadeiro prato cheio para as moscas. Por isso, a importância da atomização a mensalmente e dedetização trimestralmente juntamente com limpeza rotineira do local.

Sinais de insetos vetores em seu imóvel

Insetos vetores podem causar muitos transtornos, desde incômodo até riscos à saúde. Identificar os sinais da presença deles no seu imóvel ajuda a agir rapidamente. 

Um imóvel com mosquitos e pernilongos pode apresentar mosquitos, principalmente no início da manhã ou ao entardecer; zumbido característico perto dos ouvidos; picadas frequentes, principalmente nas pernas e braços; foco de água parada (vasos de planta, ralos, calhas, baldes, pneus); larvas visíveis na água (conhecidas como “cabecinhas”).

Um imóvel com moscas pode apresentar moscas pousando com frequência em alimentos, lixo e superfícies da cozinha; ovos ou larvas (maggots) em restos de comida ou lixo mal acondicionado; mau cheiro vindo do lixo ou ralos (indica local de reprodução); excrementos pequenos, escuros, semelhantes a pontos pretos nas paredes e janelas.

Um imóvel com abelhas e vespas pode apresentar zumbido constante em locais como forros, beirais, muros ou árvores; colônias visíveis (estruturas de cera ou papel), especialmente em áreas externas; trânsito frequente de abelhas ou vespas entrando e saindo de um mesmo local; Comportamento agressivo se alguém se aproxima da colônia.

Um imóvel com traças de roupa ou de alimentos pode apresentar pequenas mariposas voando à noite perto de lâmpadas ou armários; buracos em roupas guardadas (traça de roupa); alimentos infestados com pequenos insetos ou teias (traça de grãos, farinha, etc.); ovos ou larvas em pacotes de alimentos fechados há muito tempo.

Um imóvel com grilos ou aleluias pode apresentar barulho de grilos à noite; insetos alados aparecendo em grande quantidade durante chuvas ou mudanças de estação; asas soltas no chão ou perto de luminárias (sinal de cupins alados que perderam as asas); grilos escondidos atrás de móveis, rodapés ou em jardins.

Sempre verifique luminárias e janelas, pois esses insetos são atraídos por luz.

Riscos de um local com insetos alados

A falta de atomização para controlar insetos alados pode se tornar um problemão para sua família ou seu comércio. 

  • Riscos à saúde humana;
  • Contaminação de alimentos e ambientes;
  • Problemas de higiene e imagem;
  • Empresas e comércios, especialmente do setor alimentício ou hospitalar, pode gerar multas, interdições ou perda de clientes;
  • Risco de reprovação em auditorias sanitárias (Vigilância Sanitária, MAPA, ANVISA);
  • Danos estruturais;
  • Estresse e impacto psicológico.
Periodicidade da atomização 

De quanto em quanto tempo é necessário realizar atomização na minha casa ou empresa?

A periodicidade para realizar a atomização é a mais curta entre todas as metodologias de controle de pragas existentes. 

A explicação é simples, insetos voadores adentram no ambiente sobrevoado, ao contrário de insetos rasteiros como baratas e formigas que adentram no ambiente pelo chão, por exemplo. Por esse motivo o controle de insetos voadores se torna mais difícil, mas não é impossível.

Seguindo as orientações técnicas é possível interromper o ciclo de vida dos insetos alados.

Recomendamos a periodicidade mensal para realização da atomização. Isso porque as micropartículas atingem com maior facilidade insetos adultos e não atingem todos os ovos e com isso irá nascer novos mosquitos e moscas.

Ao realizar periódicas atomizações, o ciclo de vida dos insetos alados é interrompido e o controle é efetivado com sucesso.

Evite insetos voadores 

Com bons hábitos de limpeza é possível evitar que insetos alados se alojem no seu imóvel.

  • Não deixe lixo em qualquer lugar;
  • Use sempre uma tampa no cesto de lixo;
  • Não deixe alimentos expostos sem proteção;
  • Use telas, mosqueteiros e repelentes;
  • Evite ficar exposto a noite e crepúsculo (horário de maior incidência);
  • Limpe quintais e terrenos, não deixando restos de madeiras, papelões e entulhos;
  • Não deixe água parada em hipótese alguma;
  • Limpe sua caixa d’água a cada 6 meses e lembre-se de vedá-la bem;
  • Limpe calhas pelo menos a cada 90 dias;
  • Vede frestas;
  • Mantenha ralos sempre fechados;
  • Faça a atomização a cada 30 dias.
Dicas caseiras para acabar com moscas e mosquitos

Separamos algumas dicas simples para você acabar com os insetos alados do seu imóvel, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso você continue tendo problemas com moscas ou mosquitos, recomendamos que você chame uma empresa especializada para resolver seu problema de forma profissional.

Vinagre (moscas)

Você irá precisar de vinagre branco, água, garrafa e pano.

Primeiramente, faça a limpeza da casa normalmente; em seguida coloque meio litro de água em uma garrafa e adicione meia garrafa de vinagre branco na garrafa com água; por fim, passe um pano com a mistura  no chão, balcão, bancadas e em toda a cozinha.

Limão e cravo (moscas)

Você irá precisar de limão e cravo da índia.

Primeiramente, pegue um limão e parta ao meio; em seguida separe um punhado de cravo da índia; em seguida espete os cravos em cada metade de limão; por fim deixe o limão na cozinha para espantar as moscas.

Arruda, água e álcool (moscas)

Você irá precisar de liquidificador, água, álcool, arruda, coador e borrifador.

Primeiramente, adicione 1 litro de água no liquidificador; em seguida adicione 250ml de álcool e folhas de arruda secas no liquidificador; após bater, coe com um coador; por fim despeje o líquido em um borrifador e borrife a mistura no início da noite.

Vinagre (pernilongos)

Você irá precisar de pote de vidro, colher de sopa e detergente.

Primeiramente, adicione 5 colheres de sopa de vinagre de maçã em um pote de vidro e em seguida pingue 10 gostas de detergente no pote de vidro. Deixe o pote aberto para os pernilongos serem atraídos pelo vinagre e ficarem grudados.

Repelente de ambientes (pernilongos)

Você irá precisar de xícara, vinagre, álcool, óleo essencial de eucalipto e borrifador.

Primeiramente, em um borrifador adicione 1/3 de xícara de vinagre com 1/3 de xícara de álcool, e por fim pingue 10 gotas de óleo essencial de eucalipto na mistura. Mexa bem e borrife no ambiente quando for necessário.

Folha de limão (pernilongos)

Você irá precisar de folhas de limão, água, panela, fogão e vasilha.

Primeiramente, coloque 3 folhas de limão em uma panela com água no fogão até ferver; em seguida coloque as folhas em uma vasilha aberta e a coloque em um local que deseja repelir os pernilongos.

Precificação da atomização 

Qual o preço da atomização?

Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a atomização não é diferente. Gostamos de avaliar cada caso em particular, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor final de uma atomização varia de acordo com a área total do imóvel, tipo de praga e grau de infestação.

Quanto maior for o local e grau de infestação alta, logicamente maior será o valor final da atomização. 

No caso de empresas, nós sempre recomendamos que o cliente contrate nosso contrato anual para aplicações, no mínimo mensal. Contratando nosso contrato anual, o cliente terá desconto no valor unitário de cada aplicação.

Lembre-se que a atomização não é um valor extra que você vai ter, é investimento. Insetos alados podem causar diversos prejuízos e doenças.

Melhor horário para realizar a atomização 

Qual o melhor horário para realizar a atomização? Existe um melhor horário para realizar a atomização?

O melhor horário para realizar a atomização varia com o tipo de inseto alado a ser controlado, mas essa não é uma regra a ser seguida, pois a dedetização irá atingir todos os pontos do imóvel.

Moscas e mosquitos (Aedes Aegypti) têm hábitos diurnos, então recomendamos que a dedetização seja feita durante o dia.

Pernilongos têm hábitos noturnos, então recomendamos que a dedetização seja feita durante a noite.

Independente do horário que seja realizada a dedetização, é recomendado que o cliente siga algumas orientações técnicas a fim de evitar intoxicações e ter uma boa eficácia da dedetização.

Em casas com pets, idosos e crianças, recomendamos que o imóvel fique sem ninguém por no mínimo dez horas. Caso o imóvel não possua idosos, crianças ou pets, recomendamos que o imóvel fique sem pessoas por no mínimo seis horas.

Processo de atomização 

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para atomização, fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual tipo de edificação, qual tipo de praga e área total do imóvel. O cliente nos fornecendo essas informações já perfeitamente possível passarmos um orçamento assertivo.

No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar todos os pontos necessários e podermos precificarmos corretamente a atomização.

No dia da visita técnica, o técnico verificará os pontos mais infestados indicados pelo cliente e fará a mediação do local. Em seguida, o técnico poderá passar o valor ao cliente ou caso o cliente queira, o técnico passará o orçamento ao nosso escritório, que poderá enviar ao cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).

No dia da atomização, o técnico técnico verificará se o local realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja ok, vestirá os EPI’s necessários para manipulação de produtos químicos e iniciará a dedetização do fundo do imóvel até a entrada.

Ao finalizar a dedetização, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e tornará passar recomendações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.

Lembre-se de manter medidas preventivas constantes e atomização periódica para manter o controle dos insetos voadores em dia.

Atomização profissional

Atomização é uma metodologia utilizada para controle de insetos voadores, pequenos e também ajuda a controlar insetos rasteiros como baratas e formigas. 

A atomização pode ser feita em qualquer tipo de ambiente, desde que o cliente siga as orientações técnicas, mas por ter um longo alcance geralmente a atomização é feita em grandes ambientes como galpões, garagens e áreas externas.

Com grande poder de cobertura, a atomização transforma inseticidas em micropartículas que ao serem dispersadas no ar caem sobre superfícies e entram em frestas e buracos fazendo com que o inseticida paire no ar por um longo período de tempo.

Quanto mais leve as micropartículas mais tempo de deposição delas sobre as frestas e superfícies fazendo com que o inseticida em contato com o ambiente se prolongue proporcionando mais tempo de ação.

Como já dissemos anteriormente, essa metodologia não apresenta efeito residual e sim efeito de choque atingindo somente os insetos adultos. Os ovos podem sim ser atingidos, mas não é garantido que os filhotes morrerão, por isso a importância de renovar a atomização a cada 30 dias até encerrar o processo de procriação de moscas e pernilongos.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a atomização, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está enfrentando problemas com moscas ou mosquitos, entre em contato conosco e solicite um orçamento de atomização. Caso o orçamento seja aprovado, realizamos o serviço na hora ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.

Saiba mais.

to top Call Now Button