ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Formigas

dedetização de formigas

Com uma equipe técnica altamente qualificada, produtos aprovados pela ANVISA e equipamentos de última geração, a Zet-Tec realiza dedetização de formigas em todo o estado de SP.

Formiga

As formigas são insetos pertencentes à família Formicidae da ordem Hymenoptera. São animais muito organizados e atingem um grau de socialidade chamado de eusocialidade. Todas as formigas são eusociais.

Já foram catalogadas cerca de 18.000 espécies de formigas, 334 gêneros e 17 subfamílias. Formigas são encontradas em todas as partes do mundo, exceto nos Polos Sul e Norte.

As formigas representam cerca de 15% a 20% da biomassa de todo o mundo. Com isso, podemos dizer que o peso de todas as formigas do mundo é maior do que de seres humanos, estimado um valor de dez quatrilhões no planeta terra.

Segundo estudos, as formigas existem há cerca de 140 milhões de anos no período Cretáceo. Durante o período Jurássico as formigas passaram por uma grande diversificação com o surgimento de plantas com flores.

Ciclo de vida

Formigas nascem através de metamorfose completa, ou seja, nascem como larvas, pupa e por fim se tornam insetos adultos.

Dependendo da espécie da formiga-rainha, ela pode gerar cerca de 300 ovos com apenas uma semana.

As larvas não têm pernas, com isso as obreiras são responsáveis pela alimentação das larvas. Ao nascerem, nascem com uma coloração amarelada ou esbranquiçada e crescem ao longo de diversas mudanças de pele chamadas de estágios larvais. Muitas espécies de formigas apresentam três estados larvais, porém têm algumas espécies que apresentam quatro.

As larvas apresentam diferentes estágios larvais chamados de instares dependendo da espécie. Como por exemplo, algumas larvas possuem espinhos e estruturas de fixação nas paredes dos formigueiros.

As pupas e as larvas se desenvolvem dentro de uma temperatura adequada que é ajustada pelas obreiras que transfere as pupas e larvas para as câmaras e regiões diferentes do formigueiro conforme a temperatura e estágios de desenvolvimento. Essa prática é bem conhecida entre as formigas lava-pés.

De seis a dez semanas é o ciclo de vida das formigas entre a fase ovípara até a fase adulta. As operárias podem viver de meses até três anos. As rainhas vivem mais do que as operárias, sendo que a espécie com maior longevidade registrada foi a Pogonomyrmex owyheei que viveu cerca de 30 anos.

Alimentação

A alimentação das formigas varia de acordo com a espécie. As formigas corredeiras por exemplo se alimentam de fungos cultivados em seu formigueiro. Outras espécies se alimentam de seiva de plantas, néctar, carapaças de insetos e restos de alimentos humanos.

Comunicação 

As formigas se comunicam por meio de feromônios. Este método é mais desenvolvido pela família Formicidae  do que em outros grupos de himenópteros.

Como as formigas passam a vida em contato com o solo deixam o feromônio por onde passam para as outras formigas seguirem. Quando uma formiga operária encontra comida, ela deixa um rastro de volta para a colônia que é seguido por outras formigas e aproveitam para reforçar o rastro. Quando o alimento acaba e as formigas não voltam, o cheiro some do local.

As formigas também usam o feromônio para outros fins como por exemplo, caso uma formiga seja esmagada, ela emite um alarme de feromônio que em alta concentração leva outras formigas ao ataque, já em baixa concentração as atrai. Algumas espécies de formigas também usam o feromônio para lutar entre elas e confundir os predadores.

Formigas sentem o cheiro pela antena, assim como outros insetos. Quando duas formigas se encontram, elas encostam uma na antena da outra que assim uma vai descobrir se a outra se alimentou ou não, essa prática pode fazer com que uma formiga regurgite o alimento para outra formiga se alimentar. As rainhas emitem feromônios especiais para avisar as operárias que podem criar novas rainhas.

Organização social

Assim como cupins, as formigas também são insetos eusociais, ou seja, em suas “casas” denominadas de castas há hierarquia, cada formiga tem sua função bem definida dentro do formigueiro. 

Nem todas as espécies de formigas fazem formigueiros, mas algumas constroem verdadeiras obras de engenharia subterrânea com túneis e câmaras com funções especiais para armazenar alimentos, para a rainha, o “berçário”, onde as larvas crescem e etc.

A reprodução fica a cargo das rainhas e machos. A copulação é feita durante o voo nupcial. A rainha vive dentro do formigueiro, é maior que outras formigas, perde as asas depois da fecundação e durante toda a vida põe ovos. Os machos só aparecem quando é necessário fecundar novas rainhas que participam milhares de machos e fêmeas alados. Após a fecundação o macho morre, pois não é autorizado a entrar no formigueiro.

As outras funções como caça de alimento; construção, manutenção e defesa do formigueiro é realizado por fêmeas que não possuem asas, são estéreis, as obreiras que cultivam fungos e cuidam das larvas, pupas e rainhas nas câmaras.

Em algumas espécies de formigas são dividas em castas e realizam diferentes funções. As formigas que são para o ataque ou defesa tem o aparelho bucal extremamente fortes e grandes.

Também existem outras funções, as operárias e as soldados. As formigas operárias cuidam dos ovos, larvas, pupas, fazem a limpeza do formigueiro e coletam alimentos. As formigas soldados ficam no encargo de tomar conta do formigueiro.

As “formigas-pote-de-mel” criam obreiras especiais no qual sua única função é armazenar alimento em seu corpo para outras formigas, o que as torna imóveis de tão cheias que ficam. Em alguns locais secos do mundo como desertos, África, América do Norte e Austrália essas formigas servem de petiscos para pessoas.

Doenças transmitidas por formigas

Pior do que as baratas, as formigas são transmissoras de doenças graves por transitarem entre fezes, feridas, escarros, lixeiras e animais mortos. Por este motivo carregam muitos micro-organismos como bactérias e, fungos e vírus.

Gripe

A gripe é transmitida pelo vírus influenza, é mais comum nas estações frias do ano, atinge as vias respiratórias, é considerada uma doença aguda.

A transmissão do vírus da gripe se dá por via respiratória geralmente pela inalação de partículas de secreções infectadas suspensas no ar.

Entre seus sintomas estão a febre alta, dor de cabeça e no corpo, mal estar, fraqueza, dor de garganta, tosse seca e coriza. Em casos mais graves pode haver pneumonia principalmente em crianças, idosos e pessoas debilitadas.

Tuberculose

Muitas pessoas não sabem, mas a tuberculose também pode ser transmitida por formigas. Se trata uma doença bacteriana grave transmitida pelas vias aéreas. A tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar os ossos, rins, cérebro e demais partes do corpo. 

Entre seus sintomas estão febre alta, dores no peito, sudorese à noite, falta de apetite, perda de peso, tosse seca e prolongada. Em casos mais graves ainda pode ter dificuldade para respirar e tosse com sangue (hemoptise).

Verminoses

Verminoses são doenças causadas por vermes que no geral se alojam no intestino, mas também podem ser alojar em outros órgãos como fígado, pulmões e cérebro. 

A sua transmissão se dá por meio de contato direto ou indireto com fezes de humanos ou animais já contaminadas; consumo de água ou alimentos contaminados com ovos dos vermes; contaminação através de pequenos machucados ou ferimentos na pele.

Entre seus principais sintomas estão dores abdominais, enjoo, mudanças de apetite, falta de disposição, emagrecimento, fraqueza, tontura, vômito, diarreia, problemas respiratórios e talvez evacuação com sangue.

Lepra

A lepra é uma infecção crônica geralmente causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis.

A lepra é transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas expelidas do nariz e boca de uma pessoa infectada e inspirada ou tocadas por uma pessoa infectada com a doença.

Seus principais sintomas são a pele e os nervos periféricos como nervos fora do cérebro e da medula espinhal com erupções cutâneas e protuberâncias características. Os sintomas da doenças aparecem após um ano no mínimo após o contágio.

Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar ou gastroenterite aguda é uma patologia clínica causada por alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou toxinas, sendo os mais comuns a Salmonella, Escherichia coli e o Rotavírus, ou por suas respectivas toxinas e fungos.

A contaminação pode ocorrer após o preparo ou armazenamento do alimento. Carne crua ou mal passada, ovos mal cozidos, leite natural e vegetais não higienizados são as principais fontes de contaminações. 

Entre os sintomas mais comuns estão: náuseas, diarreia, vômito, febre, dor na barriga, cólica e mal estar. Em casos mais graves pode ocorrer desidratação, perda de peso e queda de pressão arterial.

Vômito

O vômito é uma contração forçada do estômago que empurra o seu conteúdo pelo esôfago para fora da boca. O vômito geralmente é do alimento ingerido há pouco tempo, muitas vezes com alimentos inteiros ou pode até mesmo conter sangue.

Além do desconforto do vômito, ele ainda pode causar inalação do vômito, laceração do esôfago, desidratação, alterações eletrolíticas, desnutrição e perda de peso.

As causas mais comuns dos vômitos estão: gastroenterite (infecção do trato digestivo), medicamentos e toxinas. Existem também outras causas de náuseas e vômitos como: distúrbios do cérebro ou do sistema nervoso central, enjoo do movimento, alterações metabólicas ou doenças que afetam todo o corpo (sistêmicas), distúrbios psicológicos  e síndrome do vômito cíclico.

Diarreia

A diarreia é um desarranjo intestinal com o aumento de evacuação com fezes moles ou líquidas.

A causa mais comum de diarreia é através de ingestão de alimentos ou água contaminados com vírus, bactérias ou parasitas. Porém, pode haver outras causas para a diarreia como doença inflamatória do intestino ou síndrome do intestino irritável.

As causas mais comuns de diarreia são as fezes aquosas e frequentes e dor de barriga.

A importância da dedetização de formigas

Para muitas pessoas as formigas parecem ser inofensivas e as baratas seres nojentos e horripilantes, mas você sabia que as formigas são insetos mais sujos que baratas? Isso mesmo, as baratas andam por um percurso curto, já as formigas podem caminhar por quilômetros atrás de alimentos que pode conter até sangue. Ao passar por tantos quilômetros carregam em suas patas fungos, bactérias e vírus. 

Agora imagina uma indústria alimentícia com formigas andando pela empresa podendo contaminar alimentos ou então formigas andando por hospitais contaminando um ambiente com pessoas já debilitadas? Já citamos algumas doenças gravíssimas que as formigas podem transmitir para pessoas.

Hospitais, ambientes comerciais e indústrias alimentícias tem a obrigação de realizar a dedetização periodicamente. Hospitais tem a obrigatoriedade de realizar a dedetização a cada seis meses e industriais alimentícias e comércios que manipulam alimentos tem a obrigatoriedade de realizar a dedetização a cada três meses, porém é recomendado realizar a inspeção mensalmente. 

Não podemos esquecer que além de conter tantos agentes patógenos, as formigas ainda ferroam caso tenham contato com a pele da pessoa, muitas vezes ferroadas doloridas.

Vimos a importância de realizar a dedetização de formigas e que elas não são insetos inofensivos como as pessoas pensam ser. Por isso, realizar a dedetização periodicamente é fundamental não só para formigas, mas também para outras pragas urbanas. 

Sinais de formigas em seu imóvel

Existem alguns sinais que você pode verificar se há infestação de formigas em seu imóvel, porém cada espécie de formiga tem um habitat e hábitos alimentares diferentes.

O sinal mais claro de que você está tendo problemas com formigas é visualiza-las em grande quantidade, porém também pode haver trilhas de formigas, o que pode indicar um sério problema de infestação.

Outro sinal é um formigueiro. Algumas espécies de formigas constroem formigueiros com um monte de terra em jardins, gramas ou terras da área externa do imóvel ou lixos.

Outras formigas constroem suas casas dentro de conduítes, forros, madeiras velhas, portas, assoalhos, decks, galpões, atrás de azulejos e dentro de eletrodomésticos. 

As formigas saúvas também conhecidas como cortadeiras recortam plantas para levarem até suas casas. Árvores frutíferas e lavouras de soja são seus lugares preferidos para devorarem.

Riscos de um local com formigas

Formigas representam um perigo não só para a saúde, mas também para o imóvel. 

Veja a seguir alguns problemas que as formigas podem causar:

  • Contaminação de alimentos;
  • Contaminação de ambientes hospitalares;
  • Doenças graves;
  • Dor após a picada;
  • Danos na estrutura de imóvel;
  • Danos em eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
  • Danos em móveis;
  • Perda de lavoura;
  • Morte de parasitas biológicos favoráveis às plantas;
  • Doenças em animais;
  • Sujeira.
Periodicidade da dedetização de formigas

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de formigas na minha casa ou empresa?

Em residências, uma dedetização preventiva ou com baixa infestação recomendamos a cada seis meses. No entanto, se for recorrente o problema com formigas recomendamos uma periodicidade a cada três meses.

Em empresas que não manipulam alimentos funciona da mesma forma que residências.

Em comércios ou industrias que manipulam alimentos a obrigatoriedade para realizar a dedetização é a cada três meses, porém como alimentos são fontes de alimentos de muito insetos recomendamos fazer a inspeção mensal com contrato anual de dedetização e desratização.

Hospitais têm a obrigatoriedade de realizar a dedetização a cada seis meses, porém recomendamos uma periodicidade menor, de três em três meses para não haver riscos de contaminações.

Evite formigas em seu imóvel

Com bons hábitos, higiene e prevenção é possível evitar que formigas se alojem em seu imóvel.

  • Feche buracos e frestas;
  • Descubra onde é o ninho das formigas e as mate;
  • Não deixe água à vontade para as formigas;
  • Conserte vazamentos;
  • Tampe lixos;
  • Guarde alimentos na geladeira, inclusive potes de açúcar;
  • Não deixe alimentos abertos;
  • Evite comer na cama ou no sofá;
  • Ao terminar de comer na mesa limpe as migalhas e comidas que caiu sobre a toalha;
  • Faça a limpeza periódica no imóvel;
  • Realize a dedetização de formigas a cada seis meses.
Dicas caseiras para acabar com formigas

Separamos algumas dicas para você tentar acabar com as formigas em seu imóvel, mas é bom lembrar que esses métodos são caseiros, ou seja, não podemos afirmar que realmente terá uma boa eficácia. Se você continuar tendo problemas com formigas recomendamos chamar uma dedetizadora profissional como a Zet-Tec, pois a empresa saberá exatamente como controlar os insetos.

Cravo e canela

Você irá precisar de um pote sem tampa, cravo ou canela.

Em um pote sem tampa coloque um punhado de cravo ou canela e coloque em algum canto do imóvel que há incidência de formigas.

O cravo ou canela não irão matar as formigas e sim espantá-las.

É importante trocar a canela ou cravo a cada duas semanas para manter a eficácia.

Cascas de limão e laranja

Você irá precisar de cascas de limão ou laranja, ou cravo índia.

Se o seu pote açúcar estiver sempre com formigas, a dica é colocar cascas de limão ou laranja dentro do pote, e o mesmo pode ser feito com o cravo da índia.

Repelentes naturais, cascas de laranja, limão ou cravo são ótimos para espantar formigas.

Detergente

Você irá precisar de copo, detergente, água e borrifador.

Em um copo de 200ml acrescente metade de água e metade de detergente, misture tudo e coloque a mistura em um borrifador. Com o borrifador, borrife a mistura em todos os cantos e caminhos das formigas.

Vinagre

Você irá precisar de vinagre branco.

Após limpar a casa, passe vinagre no piso da cozinha ou onde houver incidência de formigas.

Suco de limão

Você irá precisar de água, copo, limão e borrifador.

Em um copo, faça um suco de limão como se fosse para você beber, misture o suco e depois coloque no borrifador. Com o borrifador, borrife o suco nas portas, janelas e onde houver formigas.

Pimenta

Você irá precisar de pimenta-caiena.

Coloque pimenta-caiena em todas as frestas, cantos e rachaduras que as formigas costumam frequentar e se alojar.

Essa dica não é indicada para quem tem crianças em casa.

Borra de café

Você irá precisar de borra de café.

Coloque borra de café nos cantos das paredes, em rachaduras e frestas. 

Recomendamos limpar o local antes de colocar a borra para ter um bom resultado no repelente natural das formigas.

Vaselina

Você irá precisar de um pote de vaselina.

Coloque vaselina onde você costuma visualizar formigas. Pode ser nas bordas de potes de doces, açúcar, fruteiras, alimentos de pets, bordas de lixeiras, cantos de paredes e etc.

A vaselina irá servir como uma espécie de cola grudando as formigas.

Óleo de hortelã-pimenta

Você irá precisar de um óleo de hortelã-pimenta e borrifador.

Coloque o óleo no borrifador e borrife o conteúdo nos caminhos das formigas. Pronto, só deixar secar.

Além de ser um ótimo repelente contra formigas, deixa um cheiro ótimo no ambiente.

Precificação da dedetização de formigas

Qual o preço a dedetização de formigas?

Não trabalhamos com preços tabelados para qualquer tipo de serviço de controle de pragas, ou seja, para realizar a dedetização de formigas não é diferente. Nós da Zet-Tec gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor para realizar uma dedetização de formiga varia de acordo com a espécie de inseto, grau de infestação, tipo de edificação, método a ser usado no controle e área total.

Dedetização que utilizamos somente aplicação de gel é menor do que dedetização com micropulverização ou polvilhamento, porém há locais que necessitam unir a micropulverização com a aplicação de gel e até mesmo com o polvilhamento, sendo assim, o valor é maior do que somente uma metodologia de serviço.

Melhor horário para realizar a dedetização de formigas

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de formigas? Será que existe um horário ideal para realizar a dedetização?

Não, não existe um horário ideal para realizar a dedetização de formigas. O horário que agendamos uma dedetização contra formigas sempre fica de acordo com a disponibilidade do cliente.

No entanto, é importante ressaltar que o ambiente dedetizado tem que ficar no mínimo seis horas evacuado, isso também inclui pets, ou seja, caso você deseje dormir no imóvel o melhor horário é na parte da manhã. 

Em ambientes comerciais, muitos clientes fazem no fim do dia ou final de semana, já que os locais ficam fechados durante à noite e abrem no dia seguinte ou somente na segunda-feira. 

Processo de dedetização de formigas

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de formigas fazemos algumas pessoas como a área total, grau de infestação e tipo de edificação. O cliente nos fornecendo essas informações já é possível fornecermos um orçamento assertivo para controle de formigas.

No entanto, há clientes que não sabem passar essas informações, sendo assim, será necessário realizar uma vistoria técnica no local para o técnico avaliar o local.

No dia da vistoria, o técnico visualiza todo o local e já pode passar o valor para o cliente na hora ou caso o cliente queira o técnico nos passa o valor e informações sobre o local e passamos o valor para o cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Caso o orçamento seja aprovado, agendamos uma data para o serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas do antes e o após o serviço e pedimos dados cadastrais para emissão de NF e boleto em caso de empresas.

No dia da execução do serviço, o técnico veste os EPI’s necessários para realizar manipulação de produtos químicos, verifica se o local está apto para receber a dedetização e inicia o serviço, seja com micropulverização, polvilhamento ou aplicação de gel. Ao finalizar o serviço, passa orientações sobre o pós a dedetização, preenche a O.S. e o serviço está finalizado.

É importante lembrar que o cliente é nosso aliado no controle de pragas, sendo assim, é essencial manter os bons hábitos e limpeza periódica do local para para o controle das formigas efetivo.

Dedetização de formigas profissional

Nós da Zet-Tec utilizamos três metodologias de trabalho para o controle de formigas, que no caso pode ser com micropulverização, aplicação de gel ou polvilhamento, porém há casos utilizamos dois ou mais métodos juntos. O tipo de metodologia a ser empregado dependerá da espécie de formiga presente no local.

Micropulverização

A micropulverização é um método muito utilizado em qualquer tipo de dedetização para insetos rasteiros e é utilizado na dedetização formigas que circulam por áreas externas do imóvel ou áreas visíveis.

Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas com efeito residual. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos, por exemplo.

É necessário evacuar o local por no mínimo seis horas, inclusive animais a fim de evitar intoxicações.

A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e fatores externos. 

Aplicação de gel

A aplicação de gel é feita para formigas doceiras e para baratas Blatellas germânicas, mas é importante ressaltar que o gel para baratas é diferente do gel para formigas. 

O gel é um inseticida é inodoro, atrativo para formigas, seu efeito é residual e a aplicação se dá por meio de uma pistola ou seringa em locais de pouco movimento como gavetas, frestas, portas e azulejos.

A formiga come o gel e quando eliminar nas fezes outras formigas irão se alimentar das fezes que também irão morrer.

Não é necessário evacuar o local para a aplicação do gel, você poderá continuar em seu imóvel normalmente.

A durabilidade pode ser de até 6 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e fatores externos. 

Polvilhamento

Polvilhamento é um método utilizado contra formigas e baratas.

Se trata de um pó químico com efeito residual que é aplicado em locais que não é possível ser pulverizado (veneno líquido).

Por exemplo, em redes elétricas, motores elétricos, quadro de energia, e também em caixas de esgoto e caixas de gordura.

A durabilidade do polvilhamento geralmente é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com a espécie de inseto, grau de infestação e local.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de formigas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está problemas com formigas em sua casa, empresa ou comércio, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização de formigas. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço na hora ou agendamos uma data para a execução do serviço.

Saiba mais.

to top Call Now Button