ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de ácaros

dedetização de ácaros

Com uma equipe técnica altamente qualificada, equipamentos de ponta e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de ácaros em todo o estado de SP.

Ácaro

Ácaro é o nome comum dos animais pertencentes à subclasse Acari da classe Arachnida (aracnídeos). São aracnídeos com tamanho microscópicos que medem entre 0,25 e 0,75 mm de comprimento, porém existem espécies menores. Existem mais de 55.000 espécies catalogadas em todo o mundo de ácaros, entretanto pode haver mais de um milhão de tipos de ácaros desconhecidos.

Ácaros apresentam qualíceras como peças bucais, não possuem antenas, possuem quatro pares de patas e corpo indiviso dividido em dois tagmas de grupos de segmentos especializados denominados de gnatossoma e idiossoma.

Gnatossoma é a parte da frente do ácaro que corresponde a cabeça onde estão localizadas as peças bucais e abertura bucal, suas características variam muito dependendo da alimentação do ácaro. Idiossoma é a parte de trás do ácaro que corresponde a maior parte do seu corpo. O corpo do ácaro é coberto por pelos ou cerdas sendo alguns sensoriais. Principalmente por essas cerdas que é identificada a espécie de ácaro.

Habitat

Existem milhares de espécies de ácaros e nem todos são parasitas. Ácaros podem ser encontrados no solo, plantas, poeira, pelos de animais, madeira podre, limo, água e até na pele humana. As duas espécies de ácaros encontrados na pele humana são o Demodex folliculorum e o Demodex brevis. O Demodex folliculorum é encontrado nos poros e folículos pilosos, e está relacionado com a formação de cravos na pele. O ácaro Demodex brevis é encontrado em glândulas sebáceas.

Em residências os ácaros podem ser encontrados em almofadas, tapetes, sofás, colchões, travesseiros, cobertores, bichos de pelúcia e etc. Nestes locais os ácaros encontram poeira, restos de comida e pele, ou seja, um ambiente propício para seu desenvolvimento com alimento, escuridão e temperatura elevada. 

Alimentação

A alimentação dos ácaros varia de acordo a espécie e habitat que eles vivem.

Ácaros herbívoros possuem qualíceras com formato de agulha utilizados para penetrar o vegetal e assim se alimentarem. Ácaros terrestres e carnívoros que vivem no solo se alimentam de pequenos artrópodes e nematódeos. Ácaros aquáticos se alimentam de pequenos crustáceos. Alguns ácaros se alimentam de carniças e detritos. Espécies de ácaros ectoparasitas e endoparasitas se alimentam de restos de pele humana.

Ciclo de vida

A maioria dos ácaros possuem 4 fases de desenvolvimento no ciclo de vida: ovo, larva hexápoda (de seis pernas), ninfa octópoda (de oito pernas) e adulto.

O desenvolvimento completo de um ácaro leva em média 30 dias. A fêmea põe em torno de 50 ovos em 30 dias. Ao eclodir os ovos nascem as ninfas que são bem parecidas com os adultos, porém em tamanho menor. Existem casos que a fase ninfa possui diversos estágios antes de atingir a fase adulta que ocorre em média após 7 dias. Em cada metamorfose o ácaro troca de pele.

Essas peles também são responsáveis por causar alergias em pessoas sensíveis, principalmente com problemas respiratórios.

Doenças transmitidas por ácaros

Ácaros são responsáveis por piorar ou causar diversas doenças em pessoas. Veja algumas a seguir:

Rinite

A rinite é uma doença inflamatória da mucosa nasal que pode ser causada por alergia ou não. O nosso nariz funciona como um filtro do nosso sistema respiratório que ao entrar em contato com partículas, substâncias tóxicas e irritantes podem prejudicar o funcionamento dos pulmões e assim ocorre uma reação para tentar impedir a entradas dessas substâncias no organismo. A crise alérgica acontece quando a pessoa entra em contato com descamação de pele, pelos de animais, pólen, mofo, fungos, perfume, certos alimentos, medicamentos, vírus, bactérias, mudança brusca de temperatura ou contato com ácaros.

Os principais sintomas da rinite são: coriza; espirros constantes; edema nasal; congestionamento nasal; coceira no nariz, olhos céu da boca e garganta.

Quando o paciente apresenta a rinite aguda a cura acontece naturalmente. Quando a rinite é alérgica ou crônica o paciente não tem cura, apenas trata os sintomas. São utilizados medicamentos descongestionantes e anti-histamínicos que ajudam o paciente a espirrar menos e controlar a coriza. Soro fisiológico é recomendado para aliviar o congestionamento nasal. Boa higiene dos locais propensos também é indicado. Existe também uma vacina que funciona como imunoterapia que serve para o paciente fortalecer seu sistema imunológico combatendo as reações alérgicas.

Asma

Asma é uma doença crônica respiratória que afeta os pulmões e inflama os brônquios. A asma impacta cerca de 300 milhões em todo o mundo. Muitos fatores ambientais e genéticos podem gerar ou piorar a asma. Entre os fatores ambientais prejudiciais estão poeira, baratas, ácaros, fungos, variações climáticas, infecções virais, principalmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus são os principais causadores da pneumonia e resfriado. Entre os fatores genéticos estão histórico familiar de asma, rinite ou obesidade.

A asma afeta todo o organismo e não somente as vias aéreas superiores aumentando as secreções e prejudicam a passagem de ar. Os principais sintomas da asma são: tosse frequente, prolongada durante a noite e às vezes sem catarro; cansaço; chiado; opressão no peito; dificuldade em respirar. Tosse crônica ou falta de ar ao fazer exercícios podem ser indícios de asma.

A asma não tem cura, mas possui tratamento. O tratamento é feito com medicamentos com ação anti-inflamatória, o mais utilizado é a bombinha que possui corticosteroides inalatórios. O médico também pode receitar medicamentos com efeito broncodilatador para alivio nas crises. É primordial reduzir a exposição à ambientes agravantes da asma com poeira, ácaros e fumaça de cigarros, por exemplo.

Dermatite

A dermatite é uma inflamação das camadas superficiais da pele que pode surgir em diferentes partes do corpo. Dermatite é um nome amplo para diversos distúrbios que causam vermelhidão e prurido na pele. Dermatite atópica também é chamada de eczema. Infecções cutâneas e infecções fúngicas não são classificadas como dermatite. Muitas coisas podem ser a causa da dermatite, entre elas estão: pele seca; contato com substâncias ou tecidos que causam alergias; drogas; efeito coletareis de medicamentos; má circulação do sangue.

Os principais sintomas da dermatite são: vermelhidão, descamação, prurido, inchaço, exsudação e bolhas. Na dermatite crônica o paciente também pode apresentar espessamento da pele ou liquenificação. Qualquer tipo de dermatite pode ter seus sintomas piorados devido à infecções.

O tratamento da dermatite irá depender do tipo de dermatite. No geral, o tratamento da dermatite o médico dermatologista pode receitar pomadas e cremes com corticoide, anti-histamínicos, com zinco ou ureia. Medicamentos orais e shampoos também pode ser receitados. Para evitar novas dermatites e agravar o problema. É importante evitar o contato com a substância que causou a dermatite, não tomar banhos quentes demais e não utilizar cosméticos e perfumes com cheiros fortes.

Blefarite

Blefarite é uma inflamação das margens das pálpebras onde estão localizados os cílios. A doença tende a atingir pessoas com a pele oleosa, sendo que a região fica uma concentração de gordura e bactérias na região dos cílios. A doença pode ter diversas causas, entre elas estão: mau funcionamento das glândulas de Meibomius (glândulas que equilibram as lágrimas); infecção bacteriana; infecções virais; maquiagens, colírios ou lentes de contato que causam alergias; rosácea (doença inflamatória da pele).

Os principais sintomas da blefarite são: olhos vermelhos, coceira nos olhos, olhos lacrimejando, cílios grudando, ardência nos olhos e descamação na pálpebra que parece caspa.

A blefarite tem cura e é diagnosticada por um médico oftalmologista. O médico pode receitar limpeza dos olhos para remover bactérias, óleo e detritos das pálpebras; compressas mornas várias vezes ao dia de 5 a 10 minutos cada; limpeza dos cílios regular para evitar acumulação de secreções e obstrução dos folículos; antibióticos como colírios e pomadas; medicamentos para controlar a oleosidade e reduzir a inflamação.

Escabiose

Escabiose ou sarna humana é uma doença altamente contagiosa pelo ácaro parasita Sarcoptes Scabiei. A doença é transmitida através de contato direto com a pessoa infectada, roupas ou objetos contaminados. A fecundação do ácaro que provoca a lesão na pele ocorre na superfície da pele. Após o macho morrer, a fêmea penetra na pele cavando um túnel que leva em torno de 30 dias. Após a eclosão dos ovos, as larvas retornam para a superfície da pele para completar seu ciclo que leva em torno de 21 dias. A sarna de animais não são transmitidas para seres humanos.

A coceira acontece quando o ácaro se movimenta nos túneis feito por eles. Os principais sintomas da escabiose são: bolhas com crostas que coçam; coceira pior à noite; manchas avermelhadas; ressecamento e manchas na pele; linhas onduladas e finas esbranquiçadas ou com cor da pele. O parasita gosta de calor, portanto é mais comum nas partes mais quentes do corpo, como o umbigo, punhos, cotovelos, axilas, inferior das nádegas, abdômen, vãos dos dedos das mãos e pés, orelhas, genitais, dobras dos braços, atrás dos joelhos, pescoço, e debaixo das mamas e pés.

O tratamento da escabiose é feito por meio de inseticidas tópicos especiais ou escabicidas por dois ou três dias. O medicamento deve ser aplicado em todo o corpo com exceção da linha acima do nariz e das orelhas. Após sete ou dez dias é necessário passar novamente o inseticida para combater os ovos que eclodiram nesse meio tempo. É importante que toda a família da pessoa infectada seja tratada simultaneamente para evitar reinfestação. Ainda não existe vacina para a doença, porém existem medicamentos orais utilizados no tratamento da sarna humana.

Conjuntivite

A conjuntivite alérgica é uma inflamação conjuntival aguda, intermitente ou crônica ocasionada por alérgenos aerotransportados. A conjuntivite alérgica perene (conjuntivite atópica, ceratoconjuntivite atópica) é uma conjuntivite alérgica leve crônica causada por ácaros, ácaros da poeira, pelos de animais, entre outros alérgenos não sazonais. Esses alérgenos costumam prejudicar as pessoas durante todo o ano.

Os principais sintomas da conjuntivite alérgica são: prurido ocular bilateral de leve a intenso; hiperemia conjuntival; fotossensibilidade; fotofobia em casos graves; edema palpebral; secreção aquosa ou viscosa.

O tratamento da conjuntivite alérgica perene deve ser receitada por um médico alergista em conjunto com um oftalmologista com o uso de compressas frias e lágrimas artificias, medidas de prevenção e esterilização contra ácaros, anti-histamínicos e corticoides.

Queiletielose

A queiletielose é uma doença de pele causada pelo ácaro Cheyletiella spp. também é conhecida como “caspa ambulante”. O parasita em questão causa uma espécie de sarna em gatos, cães, coelhos, entre outros mamíferos, inclusive seres humanos. A queiletielose é contagiosa e pode ser transmitida de animal para animal por contato direto ou ambiente contaminado. Seres humanos acabam sendo hospedeiros acidentais dos ácaros e são infectados da mesma forma.

Os principais locais afetados do corpo são inicialmente a região dorsal que acaba se espelhando por todo o corpo. Os sintomas variam de discreta a intensa dermatite pruriginosa geralmente com descamação dorsal e crostas. Os principais sintomas são: descamação, prurido, crostas, alopecia, e pelos opacos e quebradiços.

O tratamento da queiletielose é feito através de inseticidas, banhos de enxofre, shampoos ou sprays com piretrinas, solução amitraz com aplicações semanais e tratamento periódico do ambiente. Também podem ser utilizados fibronil sprays 0,25% e ivermectina. É importante que todas roupas e objetos que entraram em contato com o animal infectado sejam desinfetados com peritróides ou água a 55ºC. Animais saudáveis que entraram em contato com o animal infectado também devem ser tratados. Mesmo após os sintomas desaparecerem é importante continuar o tratamento por algumas semanas. 

A importância da dedetização de ácaros

Ácaros são aracnídeos impossíveis de ver a olho nu, porém mesmo invisíveis eles podem causar muitos transtornos aos moradores de uma residência.

Ácaros podem causar doenças dermatológicas na pele e problemas respiratórios sem cura. As principais doenças que os ácaros podem causar são: rinite, asma, dermatite, blefarite, escabiose, conjuntivite e queiletielose. 

Ácaros também podem causar doenças dermatológicas em animais, principalmente cachorros e gatos. A principal doença causada por ácaros em animais é a queiletielose.

Algumas espécies de ácaros causam prejuízos enormes na agricultura destruindo plantações de feijão, tomate, café, mandioca, morango e rosas. 

Ácaros podem também causar prejuízos econômicos por se alimentarem e deixarem resíduos em alimentos estocados, como por exemplo queijos e grãos. 

Sinais de ácaros em seu imóvel

Identificar ácaros só é possível ao sentir alergias respiratórias ou na pele, já que o aracnídeo é microscópico.

Engana-se quem pensa que ácaros só se reproduzem no verão. No inverno os ácaros também estão presentes nos colchões, almofadas, bichos de pelúcia e travesseiros. Isso acontece porque no inverno as janelas e portas ficam fechadas fazendo com que a ventilação no ambiente seja prejudicada, e também é comum utilizarmos mais roupas de cama que estão guardadas há bastante tempo e estão repletas de ácaros.

Os sintomas de problemas respiratórios provenientes dos ácaros costumam ser pela manhã assim que levantar da cama com espirros, comichão nasal, nariz entupido, tosse, sensação de aperto no peito, falta de ar e chiadeira no peito.

Os sintomas tendem a melhorar quando a pessoa está fora de casa. Esse é um grande sinal que seu imóvel está repleto de ácaros.

Sintomas dermatológicos podem surgir com manchas avermelhadas na pele que provocam muita coceira.

Riscos de um local com ácaros

Ácaros causam problemas para a saúde humana e animal, além de prejuízo para o seu bolso.

  • Agravamento ou causa de doenças respiratórias;
  • Doenças dermatológicas em pessoas;
  • Doenças dermatológicas em animais;
  • Alergias;
  • Destruição de plantações;
  • Destruição de alimentos estocados.
Periodicidade da dedetização de ácaros

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de ácaros na minha casa ou empresa?

Não temos como falar com exatidão a periodicidade da dedetização contra ácaros porque a periodicidade irá depender de onde a residência foi construída, se tem muita umidade no local, se tem pouca ventilação e pouca entrada de luz no imóvel, e também se algum morador tem alergia a ácaros.

Se a residência tem algum morador com problemas respiratórios e dermatológicos e o ambiente for propenso à ter a presença de ácaros com pouca ventilação e luz solar recomendamos a periodicidade mínima de 30 em 30 dias.

Agora se o local tem boa ventilação e entrada de luz solar recomendamos uma periodicidade trimestral para manter um bom controle dos ácaros e um ambiente limpo.

Se você quer fazer a dedetização de ácaros com uma periodicidade maior ainda, pode ser feita semestralmente, mas para essa periodicidade os cobertores e roupas de cama têm que ser lavados mensalmente, além disso o ambiente tem que ter uma ótima ventilação e luz solar.

Evite ácaros em seu imóvel

É possível evitar ácaros com bons hábitos e limpeza periódica.

  • Mantenha o ambiente sempre arejado com portas e janelas abertas;
  • Deixe a luz solar entrar diariamente no ambiente;
  • Troque seu jogo de cama semanalmente;
  • Troque seu travesseiro a cada dois anos;
  • Vire o lado do colchão a cada seis meses;
  • Limpe a casa toda semana;
  • Use capas protetoras e antiácaros nos colchões e travesseiros;
  • Troque o filtro do ar condicionado;
  • Aguarde uma hora para arrumar a cama após levantar;
  • Limpe pelúcias com frequência;
  • Após varrer sempre passe um pano úmido;
  • Limpe móveis com produtos adequados para o pó ficar no pano e não no ar;
  • Não lave colchões ou travesseiros para evitar fungos provenientes de mofo;
  • Dê preferência para o aspirar ao invés da vassoura;
  • Não se alimente em sofás ou camas.
Dicas caseiras para acabar com ácaros

Separamos algumas dicas caseiras para você controlar os ácaros da sua casa, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos afirmar que resolverá totalmente seu problema com ácaros. Caso continue tendo problemas com ácaros recomendamos que você chame uma empresa especializada em dedetização de ácaros.

Bicarbonato de sódio

Você irá precisar de bicarbonato de sódio, escova macia e aspirador.

Espalhe bicarbonato de sódio no colchão ou sofá, principalmente em manchas, deixe o produto agir por 30 minutos, depois é só esfregar o colchão ou sofá com uma escova macia e por fim aspire o colchão ou sofá.

Vinagre

Você ira precisar de vinagre, água, borrifador, escova macia, pano e aspirador.

Em um pote ou borrifador misture 200ml de vinagre em 4 litros de água e borrife diretamente no colchão ou sofá, em seguida passe um pano seco no colchão ou sofá e por fim passe o aspirador para remover restos dos ácaros e fezes.

É impossível remover totalmente os ácaros do seu quarto, mas é possível controlá-los com medidas preventivas e corretivas.

Precificação da dedetização de ácaros

Qual o preço da dedetização de ácaros?

Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para qualquer serviço de controle de pragas e com a dedetização de ácaros não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor final de uma dedetização contra ácaros irá variar de acordo com a quantidade de camas; se é cama de solteiro ou casal; necessidade de dedetizar sofás; quantidade de sofás e tamanho dos sofás; se o cliente também quer dedetizar a casa e caso queira, o tamanho da casa.

Dedetização em toda a residência o valor é maior porque além da fumigação utilizada para os ácaros será feita nebulização ou micropulverização como um serviço complementar completo.

Lembre-se que a dedetização contra ácaros não é um gasto a mais que você vai ter. Ácaro prejudica e muito a sua qualidade de vida. A sua saúde e de sua família não tem preço.

Melhor horário para realizar a dedetização de ácaros

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de ácaros? Existe um melhor horário para dedetizar ácaros?

Não existe um horário correto para realizar a dedetização de ácaros. O horário para realizar a dedetização é feita de acordo com a disponibilidade do cliente e nós somos bem flexíveis quanto à dias e horários, pois a Zet-Tec trabalha 24 horas para melhor atendê-lo.

Nós recomendamos que você realize a dedetização no primeiro horário, pois assim você e sua família saem para cumprir suas obrigações diárias e quando voltarem o local já estará apto para dormir sem riscos de intoxicações.

É obrigatório ficar ausente de casa por no mínimo seis horas para evitar intoxicações. Em residências que possuem pets, idosos ou crianças esse tempo pode ser de até dez horas ausente.

Processo de dedetização de ácaros

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de ácaros fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente como qual local sente a presença de ácaros, quantidade e tamanho de camas e sofás e necessidade de dedetizar também a residência. O cliente nos passando essas informações já é perfeitamente possível passarmos um valor correto ao cliente.

No entanto, existem clientes que não conseguem nos passar essas informações, principalmente se necessita dedetizar a casa ou não e área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários e passarmos um orçamento correto ao cliente.

Chegando no dia da vistoria o técnico verifica todo o local e necessidade de dedetizar também a residência e em seguida poderá passar o valor na hora para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá passar o orçamento para o nosso escritório que poderá enviar ao cliente por WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço junto ao cliente, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).

No dia da execução do serviço, o técnico chega ao local e verifica se o local está apto para ser dedetizado e caso esteja tudo ok, veste os EPI’s necessários para esse tipo de serviço e inicia a dedetização com micropulverização ou nebulização, se a casa também for dedetizada ou inicia direto a fumigação, caso o tratamento seja somente nas camas ou sofás.

Dedetização finalizada, o técnico passará novamente orientações técnicas ao cliente, preencherá a ordem de serviço e pedirá a gentileza do cliente assiná-la. Caso pagamento seja por meio de faturamento será emitido e enviado somente por nosso escritório.

Pronto, seu lar está 90% livre dos ácaros (sim, é impossível remover todos os ácaros para sempre). Lembre-se de manter medidas preventivas de limpeza, circulação de ar e luminosidade no ambiente para evitar o acúmulo de ácaros.

Dedetização de ácaros profissional

A dedetização de ácaros é feita através de expurgo de gás, ou seja, fumigação.

Fumigação contra ácaros se trata de um controle de pragas em forma seca com formulação pesticida volátil visando o controle de ácaros em objetos, materiais e instalações que não podem ser dedetizados com a famosa micropulverização.

Sendo assim, a fumaça é o melhor meio de difusão homogênea de um ingrediente ativo, pois atinge tanto as partículas espalhadas no ar, quanto as partículas fixadas no ar.

O gás mais utilizado na fumigação é brometo de metila que é armazenado em cilindros. Os compostos do brometo de metila atingem funções fisiológicas vitais para o funcionamento do organismo, incluindo processo celulares.

A dedetização através de fumigação é muito utilizada em estoques agrícolas contra infestações de microorganismos e insetos. Também é utilizada fumigação em mercadorias em trânsito de um país para outro, como por exemplo, contêineres, portos, aeroportos, fronteiras e produtos transportados para outros países a fim de evitar a disseminação de pragas quaternárias.

É impossível exterminar totalmente os ácaros de um ambiente, mas você pode controlá-los com medidas preventivas e corretivas como a dedetização contra ácaros.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de ácaros, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está tendo problemas com ácaros, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Caso o orçamento seja aprovado realizamos a dedetização na mesma hora ou agendamos uma data para o serviço.

Saiba mais.

to top Call Now Button