ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Lesmas

dedetização de lesmas

Com uma equipe técnica qualificada, equipamentos de ponta e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de lesmas em todo o estado de SP.

Lesma

Lesmas são moluscos gastrópodes da sub-ordem Stylommatophora e possuem corpo mole, mucoso, manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais (ambos retráteis). Não possuem segmentação ou apêndices articulados.

Lesmas se locomovem sobre o abdômen, possuem respiração cutânea, medem de 2 a 10cm de comprimento e possuem coloração acastanhadas ou acinzentadas claras ou pretas. Lesmas se diferenciam de outros gastrópodes, em especial os caracóis pela ausência de conchas envoltas em seu corpo.

Habitat

Moluscos de hábitos noturnos, as lesmas são mais ativas durante a noite e horas mais amenas do dia. Costumam se proteger do sol sob a terra e locais úmidos. 

Com mais de 1.000 espécies de lesmas, as lesmas são animais extremamente adaptáveis sendo encontradas em quase todos ecossistemas do mundo, desde os trópicos até os polos. São facilmente encontradas em jardins, florestas e áreas com muita vegetação.

Nos jardins é muito comum encontrar lesmas em canteiros de flores, hortas e sob restos de plantas. Em florestas as lesmas podem ser encontradas em troncos caídos, folhas, musgos e samambaias. Enquanto outras espécies vivem em ambientes aquáticos como lagoas, pântanos e riachos, e podem ser encontradas em plantas aquáticas ou rochas submersas.

Lesmas podem se hibernar e entrar quiescência em períodos de temperaturas baixas e estiagem.

Alimentação

Lesmas se alimentam de vários tipos de plantas e costumam ingerir principalmente folhas e raízes. Por esse motivo costumam trazer muitos prejuízos para a agricultura e à horticultura de todo o mundo.

Em hortas podem se alimentar de alface, repolho, couve, tomate, feijão e etc. Lesmas preferem folhas novas e tenras, porém também podem se alimentar de frutas e legumes maduros.

Ciclo de vida

Todo ciclo de vida se inicia com a reprodução e uma coisa interessante nas lesmas é que elas são animais hermafroditas, ou seja, possuem órgãos sexuais masculinos e femininos.

Quando duas lesmas se juntam se envolvem em um ritual de acasalamento liberando uma substância pegajosa chamada de muco que as ajuda na movimentação e fixação das superfícies, em seguida se enrolam uma na outra para a troca de esperma. Após o acasalamento cada lesma pode guardar o esperma da outra lesma por um longo período de tempo.

O ciclo de vida das lesmas passa por três fases: ovo, adulto imaturo e adulto. Assim que os ovos eclodem a fase imatura dura menos de um ano e na fase adulto podem viver até dois anos. As lesmas têm a capacidade de pôr mais de 400 ovos anualmente.

Desidratação

Lesmas são bem sensíveis à desidratação e algumas espécies também são sensíveis à luz.

Por isso, a lesma morre ao jogar sal sobre ela. Isso acontece devido à propriedade de higroscopia do cloreto de sódio, que nada mais é do que a capacidade desse composto de “atrair” a água. A pele da lesma não é estratificada, então ocorre a osmose que popularmente é chamad0 de “derretimento” do molusco.

Doenças transmitidas por lesmas

Lesmas não são animais peçonhentos, no entanto carregam parasitas como Angiostrongylus cantonensis, o que as torna vetores de algumas doenças como a esquistossomose, a angiostrongilíase e a meningite.

Esquistossomose

A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. A transmissão da doença acontece quando o ser humano (hospedeiro definitivo) infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Ao entrar em contato com a água os ovos eclodem e nascem as larvas que infectam caramujos (hospedeiros intermediários). Depois de 4 semanas as larvas deixam os caramujos na forma de cercarias e ficam livres nas águas. O ser humano é contaminado com a doença ao ter contato com essas águas. A doença não é transmissível de pessoa para pessoa.

A maioria das pessoas infectadas são assintomáticas, porém existem duas fases da doença, a fase aguda e a fase crônica.

Na fase aguda o paciente pode apresentar coceiras, dermatites, inapetência, febre, tosse, enjoos, diarreia, vômitos e emagrecimento. Na fase crônica geralmente o paciente fica assintomático, mas pode ocorrer diarreia, prisão de ventre, aumento do fígado, cirrose, aumento do baço, hemorragias provocadas por rompimento de veias do esôfago e barriga d’água.

O tratamento da esquistossomose nos casos mais simples é feito com o medicamento Praziquantel em dose única, receitado pelo médico e distribuído gratuitamente pelo SUS. Em casos mais graves da doença é necessário internação e até cirurgia, a depender da situação do paciente.

Angiostrongilíase

Angiostrongilíase é uma infecção larval de vermes do gênero Angiostrongylus. Angiostrongylus são parasitas de ratos (vermes pulmonares de ratos). As lavras excretadas são capturadas por hospedeiros intermediários como lesmas e caracóis, e também por outros hospedeiros transportadores que não são necessários para o desenvolvimento do parasita, mas mesmo assim podem transmitir infecção para o ser humano. O ser humano pode adquirir a doença ao ingerir caracóis ou lesmas crus ou mal cozidos, ou também por hospedeiros transportadores como caranguejos terrestres, camarões, rãs ou sapos.

O período de incubação da doença é de duas semanas variando de 2 a 45 dias. Os sintomas mais comuns da angiostrongilíase são: cefaleia intensa que vai e volta; dor intensa na nuca; rigidez na nuca; dificuldade de mover o pescoço; náusea; vômitos; febre; sensação de pressão ou de queimação na pele; formigamento na pele; distensão abdominal; confusão mental. Caso não seja feito o tratamento correto da doença ela pode ocasionar cegueira ou perda de força muscular.

Não há medicamentos específicos para a angiostrongilíase, a maior parte das infecções desaparecem sozinhas. No entanto, quando é necessário tratamento, é feito através de analgésicos, corticoides e remoção de líquido cefalorraquidiano frequentemente para reduzir a pressão no sistema nervoso central. Os corticoides são usados para diminuir a frequência da punção lombar terapêutica. Os medicamentos anti-helmíntica podem aumentar a resposta inflamatória porque resulta na liberação de antígenos do parasita. A maioria das pessoas apresentam uma recuperação autolimitada e se recuperam rapidamente.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges (três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central). Existem a meningite bacteriana, viral e causada por fungos. A meningite bacteriana geralmente é transmitida de pessoa para pessoa por meio das vias respiratórias, gotículas e secreções do nariz e garganta, e outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como a Listeria monocytogenes e da Escherichia coli. A meningite viral pode ser transmitida de diversas formas como contaminação fecal-oral que podem ser adquiridos por tocar as mãos com uma pessoa infectada, tocar objetos ou superfícies que tenham o vírus e tocar os olhos, nariz ou boca, trocar fraldas de uma pessoa infectada ou beber água ou comer alimentos que contenham o vírus. Os arbovírus são transmitidos através de mosquitos contaminados. A meningite fúngica é transmitida através de fungos adquiridos por meio de inalação dos esporos (pedaços pequenos de fungos) que entram nos pulmões e podem chegar nas meninges.

Os sintomas da meningite variam de acordo com o tipo de meningite e idade do paciente. Os principais sintomas da meningite são: cefaleia, vômitos, enjoos, rigidez na nuca, febre, mal estar, convulsões e irritabilidade. A meningite bacteriana têm os sintomas mais precoces e intensos, enquanto nas meningites virais e fúngicas os sintomas costumam ser mais tardios e brandos. Meningites em bebês podem ser assintomáticas ou o bebê pode apresentar irritabilidade, vômito, mal alimentação, letargia, não responder a estímulos, e também pode apresentar moleira protuberante e reflexos anormais.

O tratamento da meningite depende do tipo de meningite e gravidade da doença. Geralmente a doença é tratada com antibióticos, antivirais ou antifúngicos e medicamentos para aliviar os sintomas. Casos graves da meningite pode ser necessário internação e cuidados intensivos com ventilação mecânica e monitoramento constante dos sinais vitais.

A importância da dedetização de lesmas

Somente o aspecto das lesmas não é bonito de ver, mas como se não bastasse a aparência nada agradável das lesmas é o menor dos problemas.

Lesmas são vetores de doenças, destroem lavouras e plantações, e deixam uma “gosma” nojenta no chão causando um certa repulsa em quem visualiza.

Muitas pessoas não sabem que as lesmas podem causar doenças e que o único mal que elas podem causar é a destruição de plantas, mas elas podem sim transmitir doenças como a esquistossomose, a angiostrongilíase e a meningite. Essas doenças são consideradas graves e se não houver um tratamento correto a pessoa pode ir à óbito.

O molusco costuma dar muito prejuízo aos produtores rurais, já que todo tipo de vegetal é utilizado como alimentação das lesmas.

Sinais de lesmas em seu imóvel

Os principais sinais de lesmas em um imóvel incluem:

Lesmas deixam um rastro de muco prateado e pegajoso por onde passam, visível especialmente em pisos, paredes, rodapés e azulejos.

Se houver jardim, hortas ou vasos, você pode notar folhas rasgadas, furos ou bordas comidas, especialmente à noite.

Lesmas deixam excrementos pequenos e escuros, semelhantes a grãos, nas áreas onde se alimentam.

Durante o dia, costumam se abrigar em locais úmidos e escuros, como debaixo de pedras, vasos, panos molhados, ralos, caixas, rodapés ou entulhos.

Você pode ver lesmas andando à noite, principalmente em dias úmidos ou chuvosos, perto de portas, janelas ou cozinhas.

Riscos de um local com lesmas

Lesmas são animais que causam muitos prejuízos, danos e até doenças.

  • Vetores de doenças para pessoas;
  • Vetores de doenças para pets;
  • Prejuízos em floriculturas;
  • Prejuízos aos agricultores;
  • Sujeira por onde passam;
  • Repulsa nas pessoas.
Periodicidade da dedetização de lesmas

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de lesmas na minha casa ou empresa?

Não existe uma periodicidade ideal para realizar a dedetização de lesmas. A periodicidade irá variar de acordo com o grau de infestação e localização do imóvel.

Seja em residências ou empresas com problema crítico de lesmas, ou seja, altíssima infestação, recomendamos dedetização mensal.

Locais com problemas recorrentes de lesmas, ou seja, grau de infestação médio, mas que não chega ser uma infestação altíssima, recomendamos realizar dedetização trimestral.

Locais com baixa presença de lesmas e insetos no geral, recomendamos realizar a dedetização semestral para sempre manter o ambiente livre das pragas com a dedetização preventiva.

É muito importante não deixar o quintal propício para o alojamento e proliferação das lesmas.

Evite lesmas em seu imóvel

Com medidas preventivas de limpeza é possível evitar e diminuir que lesmas invadam seu jardim e sua casa.

  • Limpe todo o local que plantas estão removendo folhas, entulhos, pedras e etc.;
  • Não regue demais plantas para evitar o excesso de água;
  • Conserte desníveis nos pisos para evitar acúmulos de água;
  • Conserte vazamentos;
  • Mantenha o quintal limpo;
  • Vede frestas e buracos na casa e nos muros;
  • Pegue as lesmas com luvas e jogue água fervente sobre elas para matá-las;
  • Preserve predadores naturais das lesmas como pássaros, sapos, rãs, besouros e larvas do vaga-lume;
  • Se puder, crie patos e galinhas para comerem as lesmas.
Dicas caseiras para acabar com lesmas

Separamos algumas dicas simples para você acabar com as lesmas do seu imóvel, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso você continue tendo problemas com lesmas, recomendamos que você chame uma empresa especializada em controle de pragas para resolver seu problema de forma profissional.

Metaldeído

Você irá precisar de colher de chá e metaldeído.

Compre um pacote de metaldeído, meça cerca de 5gm/² em uma colher de chá e aplique o pesticida no solo onde as lesmas costumam se alojar.

Metaldeído se trata de pesticida, portanto é tóxico. Caso você tenha pets ou crianças em casa não recomendamos que você utilize esse método.

Borra de café

Você irá precisar de borra de café.

Ao coar café, deixe a borra de café secar e espalhe a borra pelo jardim ou onde as lesmas costumam se alojar.

A borra de café irá grudar na superfície mucosa das lesmas, além de repeli-las com o aroma de cafeína.

Serragem

Você irá precisar de serragem.

Compre serragem em algum site ou loja de produtos naturais ou vá até alguma marcenaria que talvez possam te dar a serragem sem custo. Depois é so espalhar a serragem pelo jardim ou onde as lesmas costumam se alojar.

A serragem vai grudar no corpo da lesma a impedindo de se movimentar e caso a serragem seja de uma madeira não tratada quimicamente irá desidratar o corpo da lesma.

Bicarbonato de sódio ou canela

Você irá precisar de bicarbonato de sódio ou canela.

Espalhe bicarbonato ou canela pelo jardim, vasos ou onde as lesmas costumam se alojar.

Tanto o bicarbonato, quanto a canela irá repelir os moluscos.

Casca de ovo

Você irá precisar de cascas de ovos.

Espalhe cascas de ovos ao redor dos vasos, plantas e jardins.

Ao se locomover, as cascas irão cortar a pele sensível das lesmas.

Cinzas

Você irá precisar de cinzas.

Espalhe as cinzas pelo jardim, vasos ou onde as lesmas costumam aparecer.

A cinza irá desidratar a pele da lesma sem prejudicar o substrato.

Cerveja

Você irá precisar de cerveja, panos e luva.

No início da noite encharque panos com cerveja e coloque-os ao redor do jardim.

Os moluscos serão atraídos pela cerveja e no dia seguinte você poderá capturá-los com uma luva.

Essa armadilha também pode ser feita com leite no lugar da cerveja.

Precificação da dedetização de lesmas

Qual o preço da dedetização de lesmas?

Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas e com a dedetização de lesmas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular, pois cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor final de uma dedetização contra lesmas irá variar de acordo com a área total do imóvel, tipo de edificação, grau de infestação e local do imóvel.

Quanto maior a área, grau de infestação, quantidade de vegetação e terra houver no local, maior será o valor da dedetização.

Lembre-se que a dedetização de lesma não é um gasto extra que você vai ter. Lesmas causam prejuízos e transmitem doenças.

Melhor horário para realizar a dedetização de lesmas

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de lesmas? Existe um melhor horário para dedetizar lesmas?

Não existe um horário correto para realizar a dedetização de lesmas. A desinsetização pode ser realizada de acordo com a disponibilidade do cliente e somos bem flexíveis quanto à isso, pois nós da Zet-Tec trabalhamos 24 horas.

No entanto, é necessário que o cliente siga algumas recomendações técnicas para evitar intoxicações e ter uma boa eficácia da dedetização.

Imóveis que tenham crianças, pets ou idosos, recomendamos que o imóvel fique vazio por no mínimo dez horas, mas se não tiver pets, idosos ou crianças, recomendamos que o imóvel fique vazio por no mínimo seis horas.

Uma sugestão de horário para realizar a dedetização de lesmas em residências é no primeiro horário, pois os moradores saem cedo para realizar suas obrigações diárias e ao retornarem já terá passado as seis ou dez horas e não terá mais riscos para os moradores.

Em empresas e ambientes comerciais, sugerimos que a dedetização seja feita ao final do expediente ou aos finais de semana, onde no outro dia não terá mais riscos para os trabalhadores ou na segunda-feira já estará tudo ok para o expediente.

Processo de dedetização de lesmas

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento de dedetização de lesmas, fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual a área total do imóvel, tipo de edificação e grau de infestação. O cliente nos fornecendo essas informações, já é perfeitamente possível precificarmos a desinsetização.

No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários para precificarmos a dedetização.

No dia da visita técnica, técnico irá vistoriar os pontos mais críticos indicados pelo cliente, fará a medição do local e em seguida o técnico poderá passar o valor na hora para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento formalizado via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).

No dia da desinsetização, o técnico chegará ao imóvel, verificará se o imóvel realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para manipulação de produtos químicos e iniciará a desinsetização do fundo do imóvel até a saída.

Ao finalizar a dedetização, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e tornará a passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.

Pronto, seu ambiente está livre das lesmas, mas lembre-se de seguir todas as medidas preventivas e periodicamente contratar uma dedetizadora para realizar a dedetização preventiva.

Dedetização de lesmas profissional 

A dedetização de lesmas é feita através de iscas granuladas.

A isca granulada causa morte por desidratação através de contato ou ingestão pelos moluscos.

São aplicadas 5g de iscas por metro quadrado espalhadas nos jardins, plantas ou áreas infestadas e com solo úmido a noite.

O principio ativo da isca granulada apresenta baixa toxidade para pessoas e pets, e não polui o meio ambiente. Ao se degradar seus componentes servem de adubo para o solo, e ferro e outros nutrientes para as plantas.

É necessário fazer uma nova aplicação de granulados assim que as iscas já aplicadas acabarem ou pelo menos a cada duas semanas para atingir os novos ovos que eclodiram nesse meio tempo.

Você cliente, seja nosso aliado no controle de pragas fazendo medidas preventivas contra as lesmas, sendo que nós profissionais de controle de pragas fazemos as medidas corretivas contras as pragas urbanas.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de lesmas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está enfrentando problemas com lesmas em seu imóvel, entre em contato conosco e solicite um orçamento de dedetização contra lesmas. Caso o orçamento seja aprovado, realizamos a dedetização no mesmo dia ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.

Saiba mais.

to top Call Now Button