ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Aranhas

dedetização de aranhas


Com uma equipe técnica especializada, os melhores equipamentos do mercado e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de aranhas em todo o estado de SP.

Aranha

Aranhas não são insetos, são aracnídeos, assim como escorpiões e ácaros. São artrópodes da classe Arachnida. As aranhas habitam todos os continentes do mundo, exceto na Antártida.

Segundo um estudo publicado em 2013, foram catalogados cerca de 112 famílias, 3.905 gêneros e 44.032 espécies de aranhas em todo o mundo. Porém, acredita-se que esse número ainda deve ser bem maior, pois ainda há muita confusão cientifica sobre todas as famílias de aranhas que devem ser classificadas.

Como acontece com a maioria dos grupos dos animais, a riqueza em espécies de aranhas e seu conhecimento taxonômico, não estão distribuídas de forma uniforme no planeta. As espécies de aranhas se concentram em maior volume em regiões tropicais e temperadas austrais, onde ainda são pouco estudadas. O que pode influenciar na diversidade e estrutura das comunidades das aranhas é o clima e o tipo de vegetação.

Ao contrário dos insetos, aranhas não possuem antenas. Aranhas possuem oito pernas e quelíceras por onde injetam o veneno, o que diferencia aranhas dos artrópodes com um tagma caracterizado por cefalotórax e o abdômen que são unidos por uma estrutura pequena e cilíndrica, chamado de pedicelo.

Teia

Apesar de todas as aranhas produzirem seda, são poucas espécies de aranhas que tecem teias. A teia de aranha serve principalmente para a caça, mas também serve para abrigo e reprodução.

As teias de aranhas são feitas de seda e compostas por proteínas. A produção das teias é feita nas fiandeiras das aranhas. O órgão possui bolsas internas onde é produzido um líquido que endurece em contato com o ar. O líquido é expelido por microtubinhos chamados de fúsulas capazes de fabricar fios de seda grossos ou finos ou até pegajosos.

Existem as teias triangulares, emaranhadas, tubulares e orbiculares, sendo que cada espécie monta um tipo de teia diferente. As teias “bonitinhas” são feitas por aranhas inofensivas, já as aranhas que possuem veneno produzem teias diferentes. As aranhas marrons “forram” o chão, as viúvas-negras constroem teias irregulares e as aranhas amadeiras fazem teias apenas para proteger seus ovos.

Alimentação

Todas as aranhas são carnívoras, ou seja, se alimentam exclusivamente de animais. As aranhas se alimentam principalmente de outros insetos invertebrados como mosquitos, moscas, baratas, formigas e gafanhotos, porém as aranhas também podem se alimentar de pequenos animais vertebrados como pássaros, sapos, lagartos ou filhotes de ratos. Algumas espécies de aranhas caranguejeiras são capazes de comer pequenos roedores e pássaros.

A digestão das aranhas é feita diferente de nós humanos. A presa da aranha é coberta por um suco digestivo que dissolve o corpo do animal até ser transformado em um líquido. Esse processo é feito repetidamente até que o animal seja totalmente digerido.

Reprodução

O macho tece uma teia chamada de teia de espermática e deposita na teia seu esperma e logo em seguida injeta na fêmea. No acasalamento, o macho provoca vibrações ritmadas na teia ou outro local onde está localizado com seus palpos atraindo a fêmea. Após a cópula a aranha fêmea arranca a cabeça do macho e come.

Outra coisa interessante é que os filhotes mais fortes ao nascerem comem seus irmãos.

Ciclo de vida

O clico de vida das aranhas funciona a partir do acasalamento. A aranha fêmea guarda seus ovos em uma bolsa de fios de seda chamada ovissaco. Geralmente são postos mais de mil ovos por postura. As mães cuidam dos filhotes até a eclosão e outras aranhas, como a Lycosa spp carregam seus filhotes nas costas até a primeira muda de carapaça (o crescimento é feito através de trocas de carapaças).

O tempo de vida das aranhas varia de acordo com a espécie e sobrevivência.

Aranhas mais venenosas do Brasil

Confira a seguir as quatro aranhas mais venenosas presentes no Brasil:

Armadeira

De nome científico Phoneutria nigriventer e pertencente à família dos ctenídeos, a aranha armadeira recebe este nome popular porque ela ergue as patas para atacar suas presas.

A armadeira tem um porte grande, é solitária e não constrói teias. A armadeira é umas das aranhas mais venenosas de todo o mundo e não só do Brasil.

Seu veneno é muito tóxico e potente. Somente 0,006 mg consegue matar um rato. Essa espécie de aranha é a responsável por 50% das picadas de aranhas em todo o Brasil.

Armadeiras gostam de locais quentes e escuros, como interior de carros, botas, roupas, palmeiras, folhas de bananeiras, cortinas, entulhos e etc. A aranha é muito agressiva, ataca até mesmo quando não é incomodada e pode levar uma pessoa à óbito em pouco tempo.

Aranha Marrom

De nome científico Loxosceles e pertencente à família Sicariidae, a aranha marrom é bastante comum no Brasil. No mundo todo existem cerca de 132 espécies de aranhas marrons e no Brasil existem cerca de 18 espécies de aranhas marrons catalogadas.

A aranha é bastante conhecida por seu veneno necrosante que pode levar a amputação do membro, porém o ser humano também pode apresentar outros sintomas, como dor e vermelhidão no local, feridas, febre, náuseas e vômitos. O veneno é capaz de levar uma pessoa à óbito.

É mais encontrada no verão e no período noturno. Costumam se abrigar atrás de móveis, sótãos, porões, garagens, rochas, buracos de árvores, cavernas e outros tipos de fendas.

Viúva Negra

De nome científico Latrodectus mactans, recebe o nome popular de viúva negra porque algumas aranhas após o acasalamento comem o macho.

É uma aranha considerada pequena, mede cerca de 1cm e possui uma neurotoxina que age nas células nervosas podendo causar dores intensas nos músculos, náuseas, dor de cabeça, problemas cardiorrespiratórios e pode levar uma pessoa à óbito.

Caranguejeira – Tarântula

A aranha caranguejeira, também conhecida como tarântula são as maiores aranhas do mundo. São conhecidas devido as suas longas pernas com duas garras na ponta e corpo revestido por cerdas pretas parecidos com pelos que quando se sentem ameaçadas soltam esses pelos.

A picada da tarântula pode causar coceiras, lesões e irritação na pele. A picada da aranha é comparada à uma picada de abelha. A tarântula está na lista mais por sua aparência do que propriamente seu veneno.

Aranha de hábito noturno, é facilmente encontrada em florestas tropicais. Se alimentam até mesmo de pequenos lagartos, cobras e sapos. O seu veneno ajuda a dissolver a presa.

Veneno das aranhas

Aranhas não transmitem doenças, porém o veneno delas pode causar um grande estrago. A maior parte das aranhas são venenosas, porém a maior parte dessas aranhas não tem capacidade de picar o ser humano porque suas presas são curtas e frágeis para atravessar a pele humana.

Em todo o mundo são conhecidos apenas dois grupos de aranhas que não possuem veneno. As composições químicas presentes em seus venenos variam de acordo com a espécie. A maior parte das aranhas venenosas tem um veneno pouco tóxico para o ser humano, como por exemplo as aranhas caranguejeiras. Enquanto outras aranhas possuem um veneno mais grave para o ser humano, assim como a armadeira, a viúva negra e a aranha marrom.

Armadeira

O veneno da aranha armadeira causa dor intensa no local da picada podendo se estender para todo o membro picado, vermelhidão no local da picada, suor, inchaço e pode ocorrer até mesmo demência. A pessoa pode apresentar também aumento nos batimentos cardíacos, hipertensão arterial e agitação psicomotora.

Em crianças os acidentes costumam ser mais graves. Geralmente apresentam suor excessivo, salivação, vômitos, diarreia, enrijecimento muscular, choque e edema no pulmão que se não tratados de imediato pode levar à óbito.

Viúva negra

O veneno da viúva negra é muito tóxico ao ser humano atacando o sistema nervoso causando dores musculares muito intensas, inchaço no local da picada, câimbras, rigidez muscular que podem surgir no abdome, ombros, costas ou peito. A pessoa também pode apresentar outros sintomas, como sudorese, enjoos, vômitos, ansiedade, inquietação, dor de cabeça, erupção cutânea, coceira, inflamação das pálpebras, problemas respiratórios graves, salivação e fraqueza.

Aranha marrom

O veneno da aranha marrom é extremamente tóxico para o ser humano. A picada da aranha marrom pode apresentar ou não dor, caso não ocorra dor no local da picada, a demora da pessoa perceber que foi picada e consequentemente procurar ajuda médica dificulta bastante o tratamento.

Após a picada da aranha marrom geralmente aparecem bolhas, inchaço, aumento da temperatura, lesões hemorrágicas, dor e queimação ou não. Alguns dias após a picada a área picada apresenta necrose que deixa uma úlcera de difícil cicatrização. Também pode apresentar outras complicações, como febre alta nas primeiras 24h, dor de cabeça, coceira generalizada, dor muscular, vômitos, náuseas, visão turva, sonolência, diarreia, irritabilidade e em casos graves pode vir a acontecer coma.

Em algumas pessoas também pode acontecer complicações devido o veneno nas células do sangue ocasionando anemia, equimoses e urina com sangue que pode levar a insuficiência renal aguda e óbito.

A importância da dedetização de aranhas

Somente o aspecto físico das aranhas não é nada agradável, por isso muitas pessoas têm verdadeiro pavor de aranhas. Esse pavor de aranhas inclusive tem um nome, o nome da fobia é aracnofobia que se caracteriza pelo medo excessivo das aranhas, tontura, tremores, sudorese, desmaios e taquicardia. 

No verão acidentes com aranhas (araneísmo) aumentam muito, isso porque o verão tem uma condição ideal para a proliferação de pragas urbanas, como muito calor e água abundante. Com isso acidentes com armadeiras, viúvas negras, aranhas marrons e caranguejeiras são bem comuns.

A grande parte das aranhas não causam danos às pessoas, porém existem as aranhas muito peçonhentas (como as que já citamos), que além de causar acidentes graves que podem deixar sequelas para o resto da vida, podem causar até óbitos, principalmente em crianças e idosos. Animais domésticos também podem ser picados por aranhas e vir à óbito.

Sinais de aranhas em seu imóvel

Um claro sinal de que seu imóvel está com presença de aranhas é presenciando teias pelas paredes ou também pode ser que você não chegue a ver a teia, só sinta a teia ao passar por um determinado local e a teia enroscar em você.

As aranhas que têm o costume de construir teias não possuem veneno, portanto não precisa ficar apavorado ao presenciar teias. O perigo está mesmo nas aranhas que não costumam construir teias e vivem escondidas.

Fique muito atento para o seu imóvel não ser um alojamento ideal para esses aracnídeos!

Aranhas gostam de viver principalmente em locais secos, frescos e escuros, como em terrenos abandonados, plantações, bananeiras, jardins, parques, gramados, entulhos, pastos, folhas secas, entulhos, quadros, armários, forros, sapatos e frestas de muros.

Terrenos com mato alto e entulhos são muito prováveis de ser alojamento para aranhas venenosas, insetos e até mesmo cobras.

Riscos de um local com aranhas

Algumas espécies de aranhas são animais peçonhentos e muito perigosos para o ser humano.

  • Riscos à saúde;
  • Picadas;
  • Infecções secundárias;
  • Risco para crianças e idosos;
  • Riscos estruturais e ambientais;
  • Acúmulo de teias;
  • Infestação de pragas associadas.
Periodicidade da dedetização de aranhas

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de aranhas na minha casa ou empresa?

Não existe uma periodicidade exata para a dedetização de aranhas. A periodicidade para realizar a dedetização irá variar de acordo com o grau de infestação e localização do imóvel.

Seja em residências ou empresas com problema crítico de aranhas, ou seja, altíssima infestação, recomendamos dedetização mensal.

Locais com problemas recorrentes de aranhas, ou seja, grau de infestação médio, mas que não chega ser uma infestação altíssima, recomendamos realizar dedetização trimestral.

Locais com baixa presença de traças e insetos no geral, recomendamos realizar a dedetização semestral para sempre manter o ambiente livre das pragas com a dedetização preventiva.

É muito importante não deixar o quintal propício para o alojamento e proliferação das aranhas.

Evite aranhas em seu imóvel

Com medidas preventivas é possível evitar que sua casa vire criadouro de aranhas. Siga as dicas que preparamos para você!

  • Mantenha a grama cortada;
  • Não deixe entulhos no quintal;
  • Não deixe lixo acumulado no quintal;
  • Guarde em um local bem vedado roupas antigas, caixas e outros objetos;
  • Evite plantar folhagens densas, ornamentais, trepadeiras, arbustos e bananeiras perto da residência;
  • Limpe sempre que possível terrenos baldios ao redor da residência;
  • Antes de vestir roupas e calçar sapatos os chacoalhe;
  • Não coloque as mãos em buracos, fendas, pedras e plantas;
  • Vede soleiras de portas e janelas ao escurecer;
  • Tampe buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes;
  • Pregue rodapés despregados;
  • Coloque saquinhos de areia nas portas e telas nas janelas;
  • Use telas em ralos, grelhas, pias e tanques;
  • Dedetize a residência para evitar insetos que sirvam de alimento para as aranhas;
  • Não encoste berços e camas em paredes;
  • Preserve predadores naturais de aranhas, como corujas, lagartos, sapos, galinhas, gansos, macacos, quatis e etc.
Dicas caseiras para acabar com aranhas

Separamos algumas dicas simples para você acabar com as aranhas do seu imóvel, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso você continue tendo problemas com aranhas, recomendamos que você chame uma empresa especializada em controle de pragas para resolver seu problema de forma profissional.

Hortelã

Você vai precisar de borrifador, água e óleo essencial de hortelã.

Em uma garrafa de borrifador adicione água e óleo essencial de hortelã, mexa bem e borrife na casa.

A mistura irá afastar as aranhas e ainda sua casa ficará com um ótimo aroma.

Vinagre

Você irá precisar de vinagre branco, água e borrifador.

Adicione água e vinagre branco em uma garrafa spray, mexa bem a mistura e depois de misturar é só borrifar nos cantos e fissuras da casa.

Frutas cítricas

Você irá precisar de faca e frutas cítricas.

Descasque qualquer fruta cítrica e em seguida esfregue as cascas da fruta onde as aranhas costumam se alojar na sua casa, como rodapés, janelas, estantes, rodatetos, cantos e paredes.

Aranhas não gostam de nada que é cítrico.

Tabaco

Você irá precisar de tabaco, água e borrifador.

Você pode colocar punhados de tabaco onde as aranhas costumam ficar na casa ou então pode borrifar. Caso queira borrifar, é só adicionar um pouco de água em um borrifador com um punhado de tabaco e em seguida borrifar pela casa.

Castanhas

Você irá precisar de castanhas.

Coloque castanhas em suas janelas e rodapés.

Aranhas não suportam castanhas.

Cravo-da-índia

Você irá precisar de gazes, cravos da índia ou pedras de cânfora.

Coloque punhados de cravo-da-índia ou pedras de cânfora em gazes formando um sachê e coloque os sachês onde as aranhas costumam aparecer com maior frequência.

Precificação da dedetização de aranhas

Qual o preço da dedetização de aranhas?

Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas e com a dedetização de aranhas de cobra não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular, pois cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor final de uma dedetização contra aranhas irá variar de acordo com a área total do imóvel, tipo de edificação, grau de infestação e local do imóvel.

Em imóveis que tenham aranhas em locais muito alto, o valor é maior se comparado a uma dedetização em um local acessível devido a grande quantidade de praguicida a ser utilizado para alcançar os aracnídeos.

Geralmente dedetização de aranhas não tem valor alterado se compararmos com baratas, por exemplo. Porém, se o local estiver com alta infestação e for uma área muito extensa, com certeza o valor final irá aumentar.

Lembre-se que a dedetização de aranha não é um gasto extra que você vai ter. Existem espécies de aranhas que podem levar uma pessoa à óbito.

Melhor horário para realizar a dedetização de aranhas

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de aranhas? Existe um melhor horário para realizar a dedetização de aranhas?

Não existe um horário correto para realizar a dedetização de aranhas. A desinsetização pode ser realizada de acordo com a disponibilidade do cliente e somos bem flexíveis quanto à isso, pois nós da Zet-Tec trabalhamos 24 horas.

No entanto, é necessário que o cliente siga algumas recomendações técnicas para evitar intoxicações e ter uma boa eficácia da dedetização.

Imóveis que tenham crianças, pets ou idosos, recomendamos que o imóvel fique vazio por no mínimo dez horas, mas se não tiver pets, idosos ou crianças, recomendamos que o imóvel fique vazio por no mínimo seis horas.

Uma sugestão de horário para realizar a dedetização de aranhas em residências é no primeiro horário, pois os moradores saem cedo para realizar suas obrigações diárias e ao retornarem já terá passado as seis ou dez horas e não terá mais riscos para os moradores.

Em empresas e ambientes comerciais, sugerimos que a dedetização seja feita ao final do expediente ou aos finais de semana, onde no outro dia não terá mais riscos para os trabalhadores ou na segunda-feira já estará tudo ok para o expediente.

Processo de dedetização de aranhas

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento de dedetização de aranhas, fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual a área total do imóvel, tipo de edificação e grau de infestação. O cliente nos fornecendo essas informações, já é perfeitamente possível precificarmos a desinsetização.

No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários para precificarmos a dedetização.

No dia da visita técnica, técnico irá vistoriar os pontos mais críticos indicados pelo cliente, fará a medição do local e em seguida o técnico poderá passar o valor na hora para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento formalizado via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).

No dia da desinsetização, o técnico chegará ao imóvel, verificará se o imóvel realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para manipulação de produtos químicos e iniciará a desinsetização do fundo do imóvel até a saída.

Ao finalizar a dedetização, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e tornará a passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.

Pronto, seu ambiente está livre das aranhas, mas lembre-se de seguir todas as medidas preventivas e periodicamente contratar uma dedetizadora para realizar a dedetização preventiva.

Dedetização de aranhas profissional

A dedetização de aranhas é feita com processo de micropulverização. 

Micropulverização é um método especifico para insetos rasteiros.

Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde aranhas se alojam.

A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas chuvas essa duração pode ser menor.

Quando a infestação de aranhas está muito alta, muitas vezes será necessário mais de uma aplicação para ter um resultado realmente efetivo.

Lembramos novamente que somente a dedetização de aranhas não irá resolver totalmente o seu problema. É necessário poda de árvores, remover plantas grudadas em paredes, não deixar lixo amontoado e sempre manter um ambiente limpo. O cliente tem que ser nosso aliado no controle das pragas urbanas.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de aranhas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está enfrentando problemas com aranhas em seu imóvel, entre em contato conosco e solicite um orçamento de dedetização contra aranhas. Caso o orçamento seja aprovado, realizamos a dedetização no mesmo dia ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.

Saiba mais.

to top Call Now Button