ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Pulgas

dedetização de pulgas

Com uma equipe técnica altamente capacitada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza a dedetização de pulgas em todo o estado de SP.

Pulga

A pulga é da ordem Siphonaptera, são insetos pequenos que não voam e tem coloração escura. Parasitas externos que vivem de sangue de mamíferos, porém algumas espécies têm aves como hospedeiros.

Existem espécies de pulgas de pulgas de morcegos, de cães, de gatos, de homem, entre outras. As pulgas de animais domésticos também podem sugar o sangue do ser humano.

Todo o corpo da pulga tem um comprimento de 3mm, é comprido lateralmente e revestido por um tegumento liso (essas características facilitam a locomoção entre os pelos ou penas do hospedeiro). As pulgas se fixam no pelo da pele do hospedeiro através de garras fortes e possuem longas pernas posteriores utilizadas para o salto. Os animais da ordem Siphonaptera não possuem asas e possuem peças bucais adaptadas para furar a pele e se alimentar do sangue do hospedeiro.

Espécies

Em todo o mundo foram catalogadas cerca de 3.000 espécies de pulgas, somente no Brasil existem cerca de 60 espécies. A ordem Siphonaptera é um grupo irmão da ordem Mecoptera e é inserida na subordem Endopterygota ou Holometabola.

As pulgas existem há pelo menos 60 milhões de anos. Sendo o fóssil mais antigo encontrado em âmbar, costa do mar Báltico e período Terciário, no Eoceno.

Corpo

Todos os insetos apresentam uma divisão anatômica composta por tórax, cabeça e abdômen, porém essa divisão não é muito bem definida em pulgas, pois a cabeça está separada do tórax por uma linha.

Considerados insetos bem pequenos, medem entre 2 a 4mm nos adultos, possuem abdômen bem definidos e tem seu corpo comprimido lateralmente o que facilita andar entre os pelos e penas do hospedeiro. As pulgas não possuem asas, possuem em seu corpo cerdas grossas curtas, e espinhos voltados para trás formando um “pente” (pecten) que são características que facilitam a locomoção no hospedeiro.

Possuem duas antenas curtas alojadas em sulcos na cabeça, aparelhos bucais sugadores e podem ou não apresentar olhos. Os três pares de pernas são longos, sendo o último par responsável por seus pulos.

As fêmeas geralmente são maiores que os machos e possuem a extremidade final do abdômen mais redonda onde ficam as espermatecas.

Ciclo de vida

Pulgas são animais holometabólicos (fazem a metamorfose completa). Passam por quatro estágios da vida: ovo, larva, pupa e imago. Na maioria das vezes as pulgas não estão maduras quando saem da pupa e precisam se alimentar de sangue antes de se tornarem férteis. A primeira refeição de sangue ativa maturação dos ovários nas fêmeas e a dissolução dos testículos dos machos o que possibilita a copulação que pode ser logo em seguida.

Muitas espécies de pulgas se reproduzem o ano todo e outras espécies se reproduzem com o ciclo de vida de seus hospedeiros ou com condições climáticas e fatores ambientais favoráveis. A população das pulgas é composta por 50% ovos, 35% larvas, 10% pupa e 5% de adultos.

Pulga e o ser humano

A espécie de pulga Pulex irritans, de distribuição cosmopolita, possui muitos hospedeiros, entre eles o Homo sapiens. A pulga-humana é encontrada em sua maior parte em áreas rurais e urbanas devido ao grande número que infecta. Segundo estudo, 98% das espécies encontradas em casas eram da espécie Pulex irritans.

A picada dessa espécie de pulga pode causar irritação, coceira e dor. O local da picada pode ficar vermelho, inchado, sangrando e pode causar até dermatite alérgica. A pulga-humana também é capaz de carregar a bactéria causadora da peste-bubônica, assim como a bactéria causadora do Tifo.

Doenças causadas por pulgas

Pulgas são responsáveis por transmitir doenças não só para cães e gatos, mas também para seres humanos.

Peste bubônica

A peste bubônica é a doença mais conhecida transmitida por pulgas. Na idade média era conhecida como “peste negra”, a peste negra matou mais de 25 milhões de pessoas, o que correspondia a cerca de 50% da população de toda a Europa na época.

Hoje em dia a peste bubônica quase não existe, mas isso não quer dizer que foi erradicada do mundo.

A peste bubônica é transportada por roedores e transmitida a pulgas que os picam. Assim acontece o contágio em pessoas e pets.

Tifo Murino

A tifo murino também é uma doença transmitida por pulgas. Existe a tifo endêmico e epidêmico.

A tifo endêmico é transmitida pela bactéria Rickettsia typhi e é chamada de “febre de prisão”. Enquanto a tifo epidêmico é transmitida pela bactéria Rickettsia prowazekii e é mais grave do que a tifo endêmico.

Entre seus principais sintomas estão: dor de cabeça aguda, febre alta, fraqueza, náusea e calafrios. Quando tratado, o paciente costuma melhorar rápido.

Doença da arranhadura do gato

Essa doença atinge os gatos e é transmitida pela bactéria Bartonella henselae que transmite a doença pelas pulgas. A doença também pode ser transmitida para pessoas por meio de mordida, arranhão ou propriamente pelas pulgas.

Gatos podem não ter nenhum sintoma e pessoas podem ter fadiga, perda de apetite, dor de cabeça, febre e etc.

Tênia Canina

A tênia canina (Dipylidium caninum) é um verme que atinge cães e gatos, além de poder infectar acidentalmente seres humanos se caracterizando como uma zoonose.

As pulgas são hospedeiros intermediários, o animal de estimação é contaminado com a verminose quando ingere a pulga com o parasita. Uma vez ingerida, a verminose se instala no intestino do hospedeiro e passa a se alimentar.

Entre seus principais sintomas estão a perda de massa corpórea, aumento de apetite, diarreia, abdômen inchado e irritação anal.

Dermatite e alergias

As salivas das pulgas causadas pelas picadas podem causar alergias em pessoas e animais mais sensíveis. Doenças muito comuns no verão e primavera, pois a proliferação é bem grande de insetos no geral.

Entre seus principais sintomas estão a coceira intensa que faz com que o cachorro morda sua pele e esfregue seu corpo no chão, parede ou algum objeto para tentar diminuir a coceira intensa.

Infestação de pulgas podem causar vermelhidão, perda de pelo e feridas pelo corpo do animal.

A importância da dedetização de pulgas

Pulgas são parasitas famosas pela coceira em cães e gatos, porém além de coceiras consequentes de alergias, elas também são transmissoras de doenças não só para pets, mas também para o ser humano.

Por isso, é muito importante realizar a dedetização de pulgas. No entanto, não é somente a dedetização que irá resolver o problema das pulgas. É imprescindível levar o cachorro ou gato ao veterinário para tratar com medicamentos apropriados para exterminar as pulgas do animal.

Fazer a limpeza periódica do imóvel com aspirador de pó em ambientes pequenos e fechados como embaixo de móveis, carpetes, tapetes e frestas de pisos, já que a temperatura nesses ambientes são quentes favorecendo a proliferação da praga.

Muitas vezes somente uma aplicação não será suficiente para controlar as pulgas, pois os novos ovos irão eclodir com no máximo 15 dias após a primeira dedetização sendo necessária a segunda aplicação.

Para manter um ambiente saudável sempre mantenha o ambiente limpo, dedetizado e com seu pet bem cuidado.

Sinais de pulgas em imóveis, humanos e pets

Em imóveis existem alguns sinais que você pode notar se existem pulgas pelo local.

Procure por ovos, larvas e pupas embaixo de móveis, carpetes e frestas de pisos de azulejos, pois são locais quentes, ambientes propícios para elas se proliferarem. Além de ovos, pupas e larvas, você reparar se no local há fezes de pulgas. As fezes das pulgas são uns tipos de pó preto, ou seja, uma mistura de fezes e sangue seco.

Em pessoas, é possível perceber que têm picadas através de bolinhas vermelhas e salientes principalmente na região da cintura, joelhos, axilas e virilhas. Pode haver somente uma única bolinha ou várias bolinhas até que a pulga fique satisfeita com a refeição (sangue).

Em pets também existem alguns sinais de que seu animal está com pulgas.

O sinal principal de que seu animal está com pulgas pelo corpo é a coceira. Ao verificar ele parando do nada e se coçando pode ser um sinal claro de que ele está sofrendo com esse parasita.

Porém, existem também outros sinais, como por exemplo, pozinhos pretos nos pelos do animais, que nada mais é do que as fezes das pulgas; feridas ou vermelhidão na pele do animal; ao dar banho no animal escorrer água vermelha que nada mais é do que o sangue digerido pela pulga, queda de pelo frequente principalmente em locais que as pulgas gostam de ficar como perto do rabo, barriga e cabeça; outro sinal de que seu pet está com pulgas são problemas de saúde como diarreia, anemia, perda de peso, falta de apetite, verminoses, cansaço e gengivas pálidas.

Riscos de um local com pulgas

Além do incômodo da coceira, pulgas podem transmitir doenças graves para cães, gatos e seres humanos.

  • Em gatos e cachorros as pulgas podem transmitir:

    – Dermatite alérgica à picada de ectoparasitas;
    – Verminoses como a dipilidiose;
    – Anemia infecciosa felina;
    – Erliquiose;
    – Babesiose;
    – Anaplasmose;
    – Óbito.

  • Em seres humanos as pulgas podem transmitir:

    – Febre maculosa;
    – Doença de lyme;
    – Babesiose;
    – Erliquiose;
    – Coceira, irritação e alergia;
    – Dermatite alérgica;
    – Verminose;
    – Peste bubônica;
    – Bartonelose.

Periodicidade da dedetização de pulgas

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de pulgas na minha casa ou empresa?

Pulgas se proliferam com maior incidência no verão, ou seja, a dedetização é recomendada quando entrar a estação mais quente do ano, porém o ideal para manter todos os tipos de pragas urbanas longe do seu imóvel é realizar a dedetização de 6 em 6 meses.

Caso o local esteja com infestação de pulgas, são necessárias duas aplicações, uma aplicação quando o cliente solicitar e outra aplicação com no mínimo 15 dias após a primeira aplicação. Esse tempo é necessário para os ovos que não foram atingidos pela calda química na primeira aplicação eclodam e finalmente sejam atingidos, fazendo assim o controle das pulgas.

Como já dissemos anteriormente, somente a dedetização não irá resolver o seu problema com pulgas, a dedetização de pulgas é apenas mais uma aliada, temos que ir na raiz do problema.

Se o seu cachorro ou gato estiver com pulgas, é necessário tratá-lo com medicamentos, shampoos e hábitos de limpeza constantes, assim como nos locais que o animal frequenta, além de limpeza de todo o ambiente. Não havendo esses cuidados, a dedetização de pulgas será apenas medida paliativa e não resolverá o problema.

O cliente tem que ser nosso aliado no controle das pulgas para um controle realmente efetivo das pulgas.

Evite pulgas em seu imóvel e pets

Com bons hábitos de limpeza e cuidados com os pets frequentes é possível evitar infestação de pulgas em seu imóvel e animais de estimação.

  • Sempre verifique seu animal após o passeio;
  • Procure ovos de pulgas nos ambientes;
  • Limpe o ambiente com frequência;
  • Sempre que possível passe aspirador de pó pelo imóvel, principalmente em carpetes e frestas;
  • Lave sempre que possível casinhas e caminhas dos pets;
  • Utilize produtos antipulgas nos animais;
  • Tenha o hábito de levar seu pet ao veterinário para fazer um checkup;
  • Tente evitar a presença de animais silvestres como gambás, por exemplo;
  • Realize a dedetização de pulgas a cada 6 meses;
  • Tampe buracos e frestas que podem servir de moradia para as pulgas.
Dicas caseiras para acabar com pulgas

Separamos algumas dicas simples para você acabar com as pulgas do seu imóvel, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso você continue tendo problemas com pulgas, recomendamos que você chame uma empresa especializada em controle de pragas para resolver seu problema de forma profissional.

Sabão

Você irá precisar de água quente, sabão e um prato ou tigela.

Coloque em um prato ou tigela um pouco de água quente e sabão, misture a água e o sabão e coloque o recipiente pelo imóvel.

A mistura vai criar uma espécie de cola fazendo com que as pulgas fiquem presas na mistura. Repita esse processo todos as noites. Não aplique a mistura no seu animal.

Repelente de pulgas caseiro

Você irá precisar de frasco grande de spray, vinagre, água, suco de limão e hamamélis.

Lave todas as almofadas e roupas de camas com pulgas, em seguida faça a mistura no pote de spray adicionando 4 litros de vinagre, 2 litros de água, 500 ml de suco de limão e 250 ml de hamamélis, mexa tudo e pulverize todos os lugares possíveis que você presenciou pulgas., inclusive onde os pets dormem.

Bicarbonato de sódio

Você irá precisar de bicarbonato de sódio, escova dura e aspirador de pó.

Pegue o bicarbonato e polvilhe nos tapetes, móveis, casinhas, caminhas e onde estiver tecido, em seguida esfregue com uma escova dura os tecidos, e por fim aspire todos os locais.

Cuidado ao limpar o saco do aspirador.

Sal

Você irá precisar de sal e aspirador de pó.

Pegue o sal fino e polvilhe em tapetes, carpetes, caminhas, sofás, casinhas e onde houver pulgas, deixe o sol agir durante 1 ou 2 dias, e por fim aspire os locais.

O sal irá desidratar as pulgas pulgas.

Cuidado ao limpar o saco do aspirador.

Limão

Você irá precisar de limão, água, fogão e spray.

Em um recipiente adicione pedaços de limões cortados finos e 1 litro de água, ferva tudo, deixe a solução repousar durante a noite e despeje a mistura em um frasco de spray, e por fim, pulverize a solução onde houver infestação de pulgas. Não é necessário encharcar o local.

Alecrim

Você irá precisar de alecrim, absinto, erva doce, hortelã pimenta e moedor.

Adicione em um moedor o alecrim, o absinto, a erva doce e a hortelã pimenta, bata tudo até virar um pó; no momento que virar um pó jogue nas áreas infestadas com pulgas.

Plantas repelentes de pulgas

Você irá precisar de um vaso ou canteiro e poejo, lavanda e hortelã.

Algumas plantas têm óleos específicos, compostos e moléculas que as pulgas não gostam. Por isso, tenha sempre em casa plantados poejo, lavanda e hortelã.

Vinagre de maçã

Você irá precisar de vinagre de maçã, spray e água.

Adicione metade de um pote de vinagre de maçã em uma vasilha juntamente com metade de água, depois mexa a solução e a coloque no pote spray. Borrife a mistura nos locais afetados por pulgas e animais de estimação.

É importante ficar atento se o animal não vai ter alergia do vinagre. Por isso, antes de aplicar no corpo inteiro do animal recomendamos testar em uma pequena parte.

Cítricos

Vamos apresentar três métodos com frutas cítricas e você escolhe qual acha melhor.

Limão ou laranja

Você irá precisar de um limão ou uma laranja.

Corte a laranja ou limão ao meio e esfregue a fruta diretamente da pele do seu pet.

Banho

Você irá precisar de água fervente e limão.

Ferva água, corte fatias de limão e adicione dentro da água fervente. Deixe esfriar e passe em todo o corpo do animal.

Fique atento se o animal não terá reação alérgica.

Spray

Você irá precisar de spray, limão e água fervente.

A mesma mistura do banho coloque em um pote de spray e borrife em todas as áreas afetadas por pulgas como caminhas, casinhas, chão, frestas, almofadas, sofá e carpete.

Lavanda

O óleo de Lavandula é um repelente natural ótimo para tratar animais de estimação, estofados, pisos e locais onde há pulgas.

Segundo estudos, de 20 a 30% de lavanda têm efeito comparável ao da dietiltoluamida.

Precificação da dedetização de pulgas

Qual o preço da dedetização de pulgas?

Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas e com a dedetização de pulgas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular, pois cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor final de uma desinsetização contra pulgas varia de acordo com o tipo de piso, grau de infestação e área total do imóvel.

Caso o ambiente esteja com alta infestação de pulgas, muito provavelmente será necessário outra aplicação. Neste caso, o valor é maior, se comparado somente com uma aplicação. 

Pisos quentes, como terra e cimento, são pisos que fazem com que as pulgas se proliferem muito rapidamente. Com isso, o valor da dedetização também tem um acréscimo.

Lembre-se que dedetização de pulgas não é um gasto extra que você vai ter. Pulgas são nojentas e vetores de doenças para pessoas e animais.

Melhor horário para realizar a dedetização de pulgas

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de pulgas? Existe um horário melhor para dedetizar pulgas?

Não existe um horário correto para realizar a dedetização de pulga. A desinsetização pode ser realizada de acordo com a disponibilidade do cliente e somos bem flexíveis quanto à isso, pois nós da Zet-Tec trabalhamos 24 horas.

No entanto, é necessário que o cliente siga algumas recomendações técnicas para evitar intoxicações e ter uma boa eficácia da dedetização.

Imóveis que tenham crianças, pets ou idosos, recomendamos que o imóvel fique vazio por no mínimo dez horas, mas se não tiver pets, idosos ou crianças, recomendamos que o imóvel fique vazio por no mínimo seis horas.

Uma sugestão de horário para realizar a dedetização de pulgas em residências é no primeiro horário, pois os moradores saem cedo para realizar suas obrigações diárias e ao retornarem já terá passado as seis ou dez horas e não terá mais riscos para os moradores.

Em empresas e ambientes comerciais, sugerimos que a dedetização seja feita ao final do expediente ou aos finais de semana, onde no outro dia não terá mais riscos para os trabalhadores ou na segunda-feira já estará tudo ok para o expediente.

Processo de dedetização de pulgas

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento de dedetização de pulgas, fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como qual a área total do imóvel, tipo de piso e grau de infestação. O cliente nos fornecendo essas informações, já é perfeitamente possível precificarmos a desinsetização.

No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a área total do imóvel. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários para precificarmos a dedetização.

No dia da visita técnica, técnico irá vistoriar os pontos mais críticos indicados pelo cliente, fará a medição do local e em seguida o técnico poderá passar o valor na hora para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento formalizado via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).

No dia da desinsetização, o técnico chegará ao imóvel, verificará se o imóvel realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para manipulação de produtos químicos e iniciará a desinsetização do fundo do imóvel até a saída.

Ao finalizar a dedetização, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e tornará a passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.

Pronto, seu ambiente está livre das pulgas, mas lembre-se de seguir todas as medidas preventivas e periodicamente contratar uma dedetizadora para realizar a dedetização preventiva.

Dedetização de pulgas profissional 

A dedetização de pulgas é feita com processo de micropulverização. 

Micropulverização é um método especifico para insetos rasteiros.

Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde as pulgas se alojam.

A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas chuvas essa duração pode ser menor.

Como já dissemos, na maioria das vezes a dedetização de pulgas tem que ter duas aplicações, pois somente uma não irá matar os ovos das pulgas, por isso sempre recomendamos a segunda aplicação pelo menos 15 dias após a primeira aplicação para os ovos eclodirem e fazermos um controle efetivo das pulgas.

A dedetização contra pulgas têm que ser aliada com limpeza do ambiente com aspirador de pó e tratamento de animais com pulgas. Sem essas medidas complementares a dedetização não irá surtir efeito.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de pulgas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você estiver enfrentando problemas com pulgas em seu imóvel, entre em contato conosco e solicite um orçamento de dedetização de pulgas. Caso o orçamento seja aprovado, realizamos a dedetização no mesmo dia ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.

Saiba mais.

to top Call Now Button