ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Controle de Morcegos

controle de morcegos

Com uma equipe técnica especializada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza controle de morcegos em todo o estado de SP.

Morcegos

O morcego é um mamífero da ordem Chiroptera, possuem uma fina membrana de pelo entre os dedos que se estende até as patas e se conecta às laterais do corpo formando suas asas.

Morcegos são os únicos mamíferos com voos verdadeiros e diferente das aves possuem penas suportadas por ossos.

Existem cerca de 1.447 de espécies de morcegos no mundo. O grupo de morcegos abrange 21 famílias, 237 gêneros e representam 1/5 de toda a espécie de mamíferos em todo o mundo.

Classificação

Existem duas subordens clássicas de morcegos no mundo.

Microchiroptera – verdadeiros morcegos

São os morcegos que são capazes de ecolocalizar pela laringe. Sua alimentação é bem variada, variando desde frutas a peixes. Para que possam encontrar suas presas necessitam da ecolocalização. Três espécies se sabe que se alimentam de sangue, são os hematófagos: Desmodus rotundus, Diphylla ecaudata e Diaemus youngi).

Megachiroptera – raposas-voadoras

São os morcegos que não capazes de ecolocalizar pela laringe. São encontrados na Ásia, Oceania e África. Maiores morcegos do mundo podendo chegar a 2m de envergadura. Sua alimentação é somente frutas.

Origem

Até hoje não foi possível saber muito da origem dos morcegos. Seus ossos são pequenos e delicados e os locais que viviam (florestas e cavernas) não eram favoráveis a fossilização.

A espécie mais antiga, o Onychonycteris finneyi viveu no Eoceno (segunda era da época Cenozoica), há mais de 52,5 milhões de anos atrás. Outros fósseis da espécie foram encontrados como os Icaronycteris, Archaeonycteris, Palaeochropteryx e Hassianycteris, mas eles já eram semelhantes aos Microchiroptera modernos. Também foram descobertos fósseis dos Megachiroptera da época do Oligoceno médicos (terceira era da época Cenozoica) há cerca de 30 milhões de anos atrás.

Os morcegos eram agrupados com os Scandentia, Dermoptera e primatas, na superordem Archonta, entretanto depois de muito estudo foi descoberto que os morcegos não tinham ligação com esses outros animais. Com a exclusão dos Chiroptera, este grupo passou a ser chamado de Euarchonta Laurasia (antigo hemisfério norte), os Laurasiatheria insetívoros verdadeiros (Eulipotyphla), ungulados (Artiodactyla e Perissodactyla, Carnivora e os pangolins (Pholidota).

Reprodução

Uma fêmea geralmente pare apenas um filhote por cria e o ciclo pode se repetir até quatro vezes no ano, mas geralmente são duas vezes. Logo que o filhote nasce se agarra na mãe para ser transportado, sendo assim, ficaria difícil a mãe carregar mais de um filhote, por este motivo nasce apenas um.

Os morcegos formam colônias-berçário com várias fêmeas dando à luz no mesmo local, que pode ser em uma caverna, buraco de árvore ou construção. 

O período de gestação dos morcegos varia de espécie para espécie. Morcegos frugívoros dura em média dois meses, enquanto os morcegos hematófagos dura sete meses. Em algumas espécies de morcegos duas glândulas mamárias estão situadas entre o peito e o ombro, mas também podem ser peitorais ou abominais. 

A maioria dos morcegos são poligínica, ou seja, um macho dominante tem um harém, enquanto machos subordinados lutam para conseguir copular secretamente com alguma das fêmeas do harém do macho dominante. Algumas espécies de morcegos apresentam glândulas de cheiros nos ombros e pescoço para atrair as fêmeas, enquanto outros apresentam cristas que serve para seleção sexual. Há também morcegos que apresentam até mesmo felação (ação de excitar o pênis com a boca).

Doenças transmitidas por morcegos 

Morcegos são capazes de transmitir doenças porque carregam vírus, bactérias e parasitas nocivos ao ser humano.

Raiva

A principal doença que os morcegos são capazes de transmitir é a raiva. A raiva é da família Rhabdoviridae e gênero Lyssavírus.

Ela é transmitida através da saliva do morcego, ou seja, para transmitir a doença o morcego tem que morder a pessoa e com isso o vírus entra no organismo da pessoa podendo rapidamente chegar até à corrente sanguínea e sistema nervoso causando encefalopatia.

No início a doença pode ser confundida por outras infecções já que pode causar mal estar e febre. Porém, em pouco tempo a doença pode progredir para depressão, paralisia de membros inferiores, agitação excessiva e aumento de saliva.

Histoplasmose

A histoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. A doença é transmitida por aves e morcegos pela inalação dos esporos dos fungos que são liberados nas fezes dos animais.

A gravidade da doença depende da quantidade de fungo inalada e sistema imunológico. Seus principais sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, dificuldade na respiração, tosse seca e dor no peito.

Ebola

Comum no continente africano, o ebola é transmitido pela carne contaminada de caça de morcego e macaco, e também secreções. O vírus fica impregnado em objetos que tiveram contato com secreções. O cadáver precisa ser incinerado, pois mesmo após a morte transmite a doença.

Seus principais sintomas são diarreia com sangue, dor no corpo, náusea, vômito com sangue, mal-estar, fadiga, tremor, olhos vermelhos e etc.

A importância do controle de morcegos 

O principal motivo que você deve realizar o controle de morcegos é devido a transmissão de doenças, sendo a mais comum a raiva. A raiva pode levar a óbito se não for tratada corretamente.

Muitas pessoas têm medo de morcegos pela fama que muitos filmes de vampiros, séries e quadrinhos passam, mas a verdade é que a maioria dos morcegos não são vampiros. Os morcegos em sua maioria se alimentam de frutas e não de sangue. Sendo assim, fique tranquilo que o morcego não vai sugar o sangue do seu pescoço. Porém, isso não quer dizer que você deva manusear morcegos porque afinal eles transmitem doenças.

Um outro motivo para realizar o controle de morcegos é sujeira que eles fazem liberando excrementos e fezes onde se alojam, seja em telhados, forros, marquises e outros lugares.

A sujeira do local pode causar mau cheiro, transmitir doenças, além de desvalorizar o imóvel. A mesma coisa dos pombos, morcegos deixam excrementos onde vivem, e com certeza você já viu como fica um local com infestação de pombos, não é mesmo?

A contaminação da água por meio dos morcegos também existe, já que os morcegos eliminam secreções por agentes patógenos onde se alojam, e com isso essas secreções podem cair sobre a água e causar contaminação.

Em ambientes comerciais esse problema pode ser ainda maior, especialmente em empresas do ramo alimentício. Caso a ANVISA for fazer inspeção em sua empresa ou restaurante e presenciar excrementos de morcegos você ficará passível de multa e até mesmo interdição do local. 

Sinais de morcegos em seu imóvel

Existem alguns sinais que você pode perceber se há ou não morcegos se alojando no forro do seu imóvel.

O principal sinal é o barulho que os morcegos fazem é ao se movimentarem no forro. Esses mamíferos à noite saem e entram diversas vezes do alojamento porque vão à caça de alimentos.

Os morcegos emitem sinais de ultrassom, porém esses sons são inaudíveis ao ser humano. O som que eles fazem é para manter contato com outros morcegos (ecolocalização) e para orientação espacial para identificação de presas e alimentos, ou seja, você não vai ouvir um morcego “piar” ou “cantar”, por exemplo.

Outro sinal de que seu imóvel está com morcegos são as fezes. Essas fezes em sua maioria são com restos de frutas. As fezes causam um mau cheiro muito forte.

Ao sair de dentro de casa à noite é possível ver a movimentação de morcegos entrando e saindo do local a procura de alimentos e muitas vezes dando rasantes. Jamais tente pegar um morcego com a mão.

Riscos de um local com morcegos

Com a expansão das cidades os morcegos foram perdendo seu habitat natural e foram ocupando as cidades, porém esses mamíferos causam riscos à população.

  • Transmissão de doenças graves;
  • Mau cheiro;
  • Deterioração de estruturas das edificações, carros e objetos;
  • Entupimento de calhas;
  • Sujeira;
  • Desvalorização do imóvel;
  • Contaminação da água de caixas d’água;
  • Contaminação de alimentos;
  • Em caso de comércios do ramo alimentícios, o comércio poderá sofrer multa e até ser interditado em caso de infestação de morcegos.
Periodicidade do controle de morcegos

Será existe uma periodicidade ideal para realizar o controle de morcegos?

A resposta é não. Apesar de controle de morcegos ser um serviço de controle de pragas ele não deve ser feito sempre igual dedetização ou desratização.

Mas então quer dizer que eu fiz uma vez o controle de morcegos não vou precisar fazer nunca mais?

Não é bem assim. Morcegos são protegidos por leis ambientais, sendo assim, seu abate se torna crime.

Para controlarmos morcegos instalamos barreiras físicas, e muitas vezes as barreiras ficam na área externa do imóvel sujeitas a chuva, sol, chuva ácida, pipas, gatos e muitos outros fatores externos. Com isso, podemos afirmar que o produto instalado não irá durar para sempre.

Nós asseguramos uma eficácia de seis meses dos produtos instalados, mas o próprio fabricante diz em sua caixa que o tempo de duração é indeterminado. Como dito anteriormente, tudo vai depender de fatores externos.  

Caso você esteja fazendo o controle de morcegos com frequência algo está errado. Chame uma empresa especializada no assunto como a Zet-Tec que resolvemos seu problema de uma vez com total garantia em caso de imprevistos no período vigente da garantia. 

Evite morcegos em seu imóvel

Com medidas preventivas é perfeitamente possível evitar que morcegos se alojem em seu imóvel. Fique atento às nossas dicas!

  • Faça a poda das árvores;
  • Reduza oferta de frutos e flores das árvores próximas de sua casa;
  • Evite plantar árvores frutíferas perto de casa;
  • Não deixe alimento de pássaros livres à noite;
  • Não deixe bebedouros de beija-flores expostos durante a noite;
  • Principalmente em ambientes comerciais alimentícios, mantenha a limpeza constante a cada refeição;
  • Feche todos os possíveis acessos dos morcegos com barreiras físicas como telas e pedaços de madeira;
  • Utilize objetos refletivos nas árvores como CD’s, pois morcegos gostam de locais totalmente escuros.
Dicas caseiras para espantar morcegos

Separamos 9 dicas caseiras para você espantar morcegos da sua casa, mas é importante salientar que esses métodos são 100% caseiros não sendo possível afirmarmos que você terá êxito no afastamento dos pombos. Caso os morcegos persistam em frequentar sua casa chame uma empresa especializada no assunto como a Zet-Tec.

Garrafas pet

Você irá precisar de cordão ou arame, garrafa pet e alicate.

Posicione as garrafas pet destampadas nos locais onde os pombos costumam entrar, as amarre com o cordão ou arame e pronto. 

A audição dos morcegos são muito apuradas, sendo assim qualquer barulhinho irá incomodá-los quando eles entrarem no forro. Com o passar do tempo os morcegos irão procurar outro local devido ao incômodo. 

Detergente 

Você irá precisar de detergente. 

Borrife detergente onde os morcegos costumam ficar. O cheiro da fragrância irá irritar os morcegos e com isso irão procurar outro ambiente para se instalarem.

Luz

Você irá precisar de luz, telhas transparentes e espelhos.

Troque telhas normais por telhas transparentes nos forros; coloque luzes onde os morcegos costumam ficar; e coloque espelhos em locais estratégicos que reflita as luzes para afastar os morcegos.

Morcegos gostam de locais totalmente escuros, logo instalando luminosidade onde costumam frequentar irá afugentá-los.

Papel alumínio 

Você irá precisar de papel alumínio, tesoura e cordão.

Corte pedaços de papel alumínio e coloque-os onde os morcegos costumam entrar, não se esqueça de prender os papéis com o cordão para não sair voando. 

O papel alumínio irá incomodar os morcegos tanto pela luminosidade, quanto pelo barulho que faz com o vento.

Som

Coloque caixa de som onde morcegos se alojam e reproduza sons altos e baixos. Coloque também sino dos ventos, que é aquele sino de bambu ou metal que faz barulho ao ventar.

Por apresentarem ouvidos muito sensíveis, qualquer barulho incomoda os morcegos. Esses mamíferos gostam de lugares silenciosos e escuros.

Spray de água

Você irá precisar de um borrifador com água.

Essa técnica irá precisar que você fique de cara com o morcego. Tome todo cuidado para não ter contato direto com o morcego, pois como já falamos eles transmitem doenças.

Borrife água diretamente nos morcegos para espantá-los. Não jogue água com pressão muito forte para não causar pânicos nos animais e nem machucá-los.

Naftalina

Você irá precisar de saquinhos de naftalina.

Perdure os saquinhos de naftalina abertos onde os morcegos costumam se alojar. A naftalina apresenta sustâncias que irritam os morcegos pelo seu odor. 

Canela em pó

Você irá precisar de canela em pó.

Espalhe a canela onde os morcegos se alojam, pode ser também em potes ou saquinhos para não ficarem soltos.

A fragrância da canela também irrita os morcegos e fazem eles procurarem outros lugares para se alojarem.

Óleos essenciais

Você irá precisar de algum óleo essencial, como por exemplo eucalipto, menta e hortelã, e um borrifador. 

Coloque o óleo essencial dentro do borrifador e borrife sobre os locais que os morcegos se alojam.

Os morcegos também não suportam o cheiro de alguns óleos essenciais fazendo com que procurem outros locais para se alojarem. 

Precificação do controle de morcegos

Qual o preço do controle de morcegos?

Diferente de muitas empresas de controle de pragas nós não temos uma tabela de preços para quaisquer prestação de serviços referente à controle de pragas. 

Nós da Zet-Tec sempre avaliamos o local e a necessidade de cada cliente, pois cada cliente apresenta um problema diferente com os morcegos. Sendo assim, é necessário realizar a avaliação pessoalmente ou por meio de vídeo.

O valor varia de acordo com a metragem a ser tratada, método de controle, altura, acesso, se haverá limpeza de fezes e horas/dias trabalhados.

Melhor horário para realizar o controle morcegos

Existe um horário ideal para realizar o controle de morcegos?

Sim, ao contrário dos pombos que não existe um horário ideal para realizar o controle, os morcegos existem.

Os morcegos por serem animais noturnos, o ideal é realizar o controle no fim da tarde ou à noite mesmo quando os morcegos têm o hábito de saírem de onde estão alojados à procura de alimento. Assim fica bem mais fácil o desalojamento dos mamíferos, além de boa visualização do local exato que eles usam para entrar e sair do forro ou outro ambiente.

Processo de controle de morcegos

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para controle de morcegos fazemos algumas perguntas como local que os morcegos se alojam, metro linear total a ser tratado e um vídeo do local que os morcegos se alojam e que tem que ser tratado.

O cliente nos fornecendo essas informações já somos capazes de fornecer um orçamento assertivo para o cliente, porém o cliente pode não ter como filmar ou não saber a metragem, sendo assim, temos que agendar uma visita técnica para os técnicos avaliarem o local.

Chegando no dia da vistoria o técnico visualiza o local e já poderá passar o valor ao cliente ou caso ele queira nosso técnico fornece o orçamento para nosso escritório que pode enviar via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

O cliente aprovando o orçamento agendamos o dia para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento e pedimos os dados cadastrais (em caso de empresas) para faturamento e envio de NF (caso seja essa a forma de pagamento).

No dia da execução do serviço os técnicos chegam até o local, vestem os EPI’s, preparam as ferramentas e materiais para serem usados e iniciam a execução do serviço.

Ao término do serviço o técnico passa algumas orientações técnicas ao cliente e está finalizado o controle de morcegos do seu imóvel, e o melhor, você estará livre dos morcegos em pouco tempo. Isso mesmo, pouco tempo. Não se trata de um serviço com resultado imediato porque os morcegos ainda tem que se acostumar a não voltar no local.

É importante sempre manter as árvores podadas, não deixar alimentos de pássaros expostos à noite, assim como bebedouros de beija-flores. O cliente tem que ser nosso aliado no controle dos morcegos.

Controle de morcegos profissional 

Morcegos são mamíferos protegidos pelo leis ambientais, por isso o abatimento de morcegos se torna crime ambiental. O controle tem que ser de forma responsável. 

As leis do IBAMA que protegem os morcegos são 5.197, de 3 de janeiro de 1967, e 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Oferecemos três tipos de serviços para o cliente escolher qual gostaria de contratar. São eles: a limpeza, desalojamento dos morcegos e instalação de barreiras físicas.

Limpeza

Fazemos a limpeza desinfetando o local com cloro a 2,5% para que não tenha risco dos técnicos se contaminarem com as fezes dos morcegos. Após a aplicação de cloro fazemos a raspagem das fezes dos morcegos com uma pá e por fim fazemos a aplicação de calda química através de micropulverização.

Desalojamento

Fazemos o desalojamento dos morcegos com expurgo de fumaça para espantá-los do ambiente ou também podemos retirar os morcegos capturando com as mãos (vestindo todos os EPI’s para esse tipo de serviço) e posteriormente soltamos os mamíferos em um local apropriado para eles.

Barreira física 

Fazemos a instalação de barreiras físicas como telas para que os morcegos não voltem mais e se alojem no ambiente que costumavam se alojar. A tela é essencial para que os morcegos não se alojem novamente no local obtendo 100% de satisfação dos clientes.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente o controle de morcegos, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está tendo problemas com morcegos em seu imóvel, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço na hora ou agendamos uma data para a execução do serviço.

Saiba mais.

to top Call Now Button