Dedetização de Abelhas

Com uma equipe técnica altamente qualificada, equipamentos de última geração e produtos aprovados pela ANVISA, a Zet-Tec realiza dedetização de abelhas em todo o estado de SP.
Abelha
Abelhas são insetos voadores pertencentes à ordem Hymenoptera, superfamília Apoidea e subgrupo Anthophila. São parentes das vespas e formigas.
Existem mais de 25.000 espécies de abelhas conhecidas em sete famílias biológicas reconhecidas em todo o mundo. As abelhas estão presentes em todas as partes do mundo onde há plantas para serem polinizadas com exceção da Antártida.
Existem abelhas que vivem em colônias socialmente com outras abelhas e também existem abelhas solitárias que vivem sozinhas.
O tamanho das abelhas variam de acordo com cada espécie. Existem abelhas minúsculas sem ferrão que no caso as obreiras são menos que 2mm, como a abelha Perdita Minima até a maior espécie de abelhas que existe, que no caso é a abelha cortadeira da espécie Chalicodoma Plutão podendo atingir até 39mm.
No hemisfério norte, a espécie de abelha mais comum é Halictidae, que são pequenas e muitas vezes são confundidas com moscas e vespas.
Alguns animais vertebrados que são predadores das abelhas são abelharucos (espécie de pássaro), vespas, libélulas e abelheiro (espécie de besouro).
História
Segundo estudos, as primeiras abelhas surgiram há cerca de 480 milhões de anos, no período Ordoviciano, já as abelhas voadoras surgiram por volta de 400 milhões de anos, no período Devoniano.
Estudo genéticos indicam que assim como as formigas, as abelhas surgiram de vespas predadoras família da família Crabronidae. Tudo indica que as abelhas evoluíram a partir de espécies que se alimentavam de pólen o que fez com que elas preferissem se alimentar de pólen das plantas.
Com 100 milhões de anos, o Melittosphex burmensis é o fóssil mais antigo já descoberto. A minúscula peça foi descoberta em 2006 na Birmânia e continha grãos de pólen nas patas. Com essa descoberta foi possível afirmar que a origem das vespas e a idade da coevolução entre as abelhas e as angiospermas. Essa descoberta também foi possível afirmar que as primeiras abelhas vegetarianas são ancestrais às vespas insetívoros. Com 70 milhões de anos, o gênero Electrapis viveu no período Cretáceo Superior (região báltica) e tinha uma forma bem semelhante à abelha melífera do período atual.
Colmeia
Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas, somente uma rainha, 400 zangões (machos) e milhares de operárias. Caso ocorra de nascer mais de uma abelha rainha, elas lutam entre si até sobrar somente uma. O tempo de vida da abelha rainha é de até 5 anos, enquanto o tempo de vida das abelhas operárias é de 28 a 48 dias apenas.
Somente as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia, ao contrário das fêmeas. A principal função do zangão é fecundar a fêmea, mas também protegem a colmeia de outros insetos. O zangão não possui ferrão, porém as duas presas servem para atacar vespas e formigas que tentem invadir a colmeia.
A abelha rainha logo após sair do casulo e vencer a outra abelha rainha voa o mais alto que consegue para ser fecundada pelo zangão, no chamado voo nupcial. Após a fecundação da fêmea os machos não poderão mais entrar na colmeia. Quando há pouco mel da colmeia ou quando há pouco mel na colmeia o número de operárias cai bastante.
Polinização
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
Abelhas são insetos muito importantes na polinização tanto comercialmente, quanto ecologicamente na produção de mel, própolis, geleia real e veneno. A diminuição de abelhas selvagens aumentou o valor da polinização por colmeias, geridas comercialmente e de abelhas melíferas.
As abelhas adultas se alimentam do néctar das plantas e assim praticam a polinização. As abelhas polinizam todos os tipos de flores, porém algumas espécies de abelhas se especializam em algumas espécies de plantas.
Por minuto uma abelha visita cerca de 10 plantas em busca do néctar e do pólen. Faz em média 40 voos diários tocando 40 mil flores. As abelhas recolhem o néctar das plantas e guardam numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e vão passando o néctar de abelha para abelha. Assim sendo, a água que contém no néctar evapora, engrossa e se transforma em mel. A maioria das abelhas possuem uma carga eletrostática que as ajuda na aderência ao pólen.
Ferrão da abelha
Quando uma abelha (operaria) se sente ameaçada, ela utiliza seu veneno para se proteger. Após a ferroada a abelha tenta se soltar, mas devido às farpas, a parte posterior do abdômen onde fica o ferrão fica presa na vítima. Em muitos casos a abelha perde uma parte do intestino que fica presa junto ao corpo da vítima. No caso de insetos, quando a abelha os pica consegue se soltar e sobreviver.
O ferrão da abelha é unido a um sistema venenoso fazendo com que a pele da vítima inche na região da picada, com 2cm ao redor, ficando vermelho, dolorida e com coceira que poderá perdurar por até dois dias.
Uma ferroada de abelha em pessoas é muito dolorosa, a dor se compara a um choque de alta voltagem.
Apesar dessa dor intensa, o veneno (Apitoxina) não causa danos piores. O veneno é produzido por duas glândulas embutidas dentro do abdômen da abelha operária, uma glândula de secreção ácida e outra glândula de secreção alcalina. O veneno em concentração visível é semitransparente, com sabor amargo e com um forte cheiro. Ele ainda pode ainda ser usado com certos tipos de terapia fazendo efeitos positivos na região que foi injetado.
As abelhas não causam doenças e como dissemos suas picadas costumam ser somente muito dolorosas. No entanto, se uma pessoa alérgica a toxina da abelha for picada por várias abelhas ao mesmo tempo poderá levar a pessoa à óbito.
A importância da dedetização de abelhas
Abelhas em ambientes rurais são importantes para polinização, produção de mel, própolis, geleia, veneno, e etc., além de serem insetos muito bonitos, mas quando se alojam em áreas urbanas se tornam um grande problema para as pessoas.
Uma abelha ao picar uma pessoa libera um feromônio que faz com que as outras abelhas da colmeia ataquem o mesmo alvo podendo ocorrer centenas de picadas ao mesmo tempo para a vítima. Não mexa na colmeia ou enxame das abelhas, pois irá ativar o comportamento das abelhas.
As reações de picadas de abelhas variam de acordo com a quantidade de veneno injetado e se a pessoa tem ou não alergia, mas é importante ressaltar que se uma pessoa não alérgica receber uma grande quantidade de picadas ela corre risco de morte do mesmo jeito.
Por isso, caso a pessoa saiba que é alérgica e vá andar numa área de mata é recomendado tomar um antialérgico antes de entrar na mata preferencialmente receitado por um médico. Já pessoas que não têm alergia, o socorro tem que ser o mais rápido possível, pois provavelmente você não terá um desintoxicante na mata.
Pessoas alérgicas
Uma pessoa alérgica ao tomar uma ferroada o corpo fica avermelhado e essa alergia pode ir até a garganta tendo um edema de glote que se for muito forte poderá causar problemas respiratórios podendo levar a óbito.
Pessoas não alérgicas
Pessoas que não são alérgicas não desenvolvem o processo alérgico, porém o problema é a intoxicação no organismo, principalmente nos rins. A pessoa pode ter uma paralisia nos rins e acabar morrendo por intoxicação.
Sinais de abelhas em seu imóvel
O sinal mais claro de que há presença de abelhas no imóvel é presenciando uma abelha sobrevoando ou se o caso for mais grave uma colmeia ou um enxame em telhados, forros, muros, paredes ou árvores.
Todo animal necessita de água e comida para sobreviver e logicamente com as abelhas não são diferentes, elas são atraídas por árvores frutíferas e com flores, sendo na área interna ou externa do imóvel.
Se você mora ou trabalha em um local que contenha muitas árvores frutíferas e plantas com flores pode ter certeza que há abelhas por perto. Este é um ambiente ideal para abelhas formarem suas colônias.
Outro aspecto que é chamariz de abelhas é o cheiro de doces. Cheiro de sucos, refrigerantes, caldo de cana, geleias ou produção de doces, como doces de abóbora, doces de banana, mamão e etc. é um sinal claro de que irá aparecer abelhas no seu imóvel, ainda mais se a produção de doces for recorrente.
Em ambientes urbanos, as abelhas podem ser encontradas em sofás velhos, caixas de papelão jogados em terrenos baldios, pedras, buracos de árvores, forros de casas e galpões.
Riscos de um local com abelhas
Abelhas são essenciais para a vida na terra, mas em áreas urbanas se tornam um grande problema para a população.
- Uma picada leva à uma reação alérgica podendo causar dor aguda no local, vermelhidão, coceira e inchaço;
- Várias picadas levam ao quadro de intoxicação que geralmente é acompanhada de irritação e ardência na pele, vermelhidão, muito calor, pápulas, urticárias, queda de pressão, taquicardia, dor de cabeça, náuseas com vômitos ou não, cólicas abdominais e broncoespasmos;
- Em casos mais graves pode ocorrer insuficiência respiratória aguda, choque e insuficiência renal aguda;
- Risco alto para idosos e pessoas sem mobilidade;
- Risco alto para escolas e creches.
Periodicidade da dedetização de abelhas
De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de abelhas na minha casa ou empresa?
Abelha não é praga urbana, portanto não existe uma periodicidade ideal para realizar a dedetização de abelhas (manejo de abelhas).
O manejo de abelhas deve ser pontual com a remoção completa do enxame ou colmeia. Caso o enxame ou colmeia não seja removido por completo com a rainha, as abelhas retornarão ao local. Sendo assim, o manejo tem que ser bem feito.
É importante evitar manipulação de produtos muito doces ao redor de sua casa ou empresa e evitar ter muitas flores e árvores frutíferas ao redor, pois as abelhas se alojam em ambientes propícios para elas.
Evite abelhas em seu imóvel
Com algumas medidas simples de prevenção é possível evitar que abelhas se alojem em sua casa.
- Coloque telas em janelas e portas para evitar a entrada de insetos;
- Dentro de casa ou no quintal, plante plantas repelentes;
- No quintal, evite deixar bebidas açucaradas destampadas por um longo período de tempo;
- Cubra sua piscina com lona quando não estiver utilizando;
- Deixe sempre suas árvores podadas;
- Deixe sempre potes e garrafas tampados e com bordas limpas;
- Evite deixar água parada;
- Não coloque bebedouro para beija-flor;
- Troque pelo menos duas aos vezes ao dia água do bebedouro de pets.
Dicas caseiras para acabar com abelhas
Separamos algumas dicas simples para você acabar com as abelhas do seu imóvel, mas lembre-se que esses métodos são 100% caseiros, portanto não podemos garantir total eficácia. Caso você continue tendo problemas com abelhas, recomendamos que você chame uma empresa especializada em controle de pragas para resolver seu problema de forma profissional.
Plantas
Você irá precisar de louro, hortelã-verde, menta, jasmim ou citronela.
Plante alguma dessas plantas em vasos perto de varandas ou jardins. Essas plantas são ótimos repelentes de abelhas, além de deixarem um cheiro agradável no ambiente.
Vela de citronela
Você irá precisar de vela de citronela e um isqueiro ou fósforo.
Ascenda a vela dentro de casa para espantar as abelhas. A fumaça e o cheiro da citronela irá espantar as abelhas sem fazer nenhum mal à elas. A fumaça da citronela também irá ajudar espantar mosquitos.
Limão
Você irá precisar de limão, faca, prato e cravo-da-índia.
Corte o limão ao meio, coloque-o em um prato e espete cravos-da-índia no limão em um cômodo da casa ou em outros cômodos.
Naftalina
Você irá precisar de naftalina e sacos de panos.
Coloque as naftalinas em sacos de panos e espalhe os sacos pela casa.
A naftalina é tóxica, portanto não coloque os sacos onde os pets tenham acesso.
Espelhos
Você irá precisar de espelhos e cordões.
Amarre os cordões nos espelhos e os pendure em galhos de árvores, janelas ou algum outro local do imóvel que costuma ter a presença de abelhas. Os espelhos “cegam” as abelhas as afastando do local.
Essência de amêndoas
Você irá precisar de um pano e um frasco de essência de amêndoas amargas.
Encharque um pano com essência de amêndoas amargas e pendure o pano em um local que você quer manter as abelhas distantes.
Vinagre
Você irá precisar de água e vinagre.
Coloque metade de água em um pote junto com metade de vinagre e coloque a vasilha onde está tendo problema com abelhas.
O cheiro será um chamariz para abelhas, mas não é uma prática que recomendamos, pois as abelhas morrerão afogadas.
Espantar abelhas da piscina
Você irá precisar de plantas repelentes ou espelhos.
Como já dissemos, existem plantas repelentes que repelem as abelhas, sendo assim, você pode plantar em todo o entorno da piscina e você também pode colocar espelho nos arredores da piscina, como por exemplo, pendurá-los em árvores.
Atenção! Apesar de indicarmos esses métodos nós não recomendamos que você remova as abelhas sozinho sem experiência e ajuda de um profissional. Nós não nos responsabilizamos por acidentes que possam vir a acontecer.
Precificação da dedetização de abelhas
Qual o preço a dedetização de abelhas?
Nós da Zet-Tec não trabalhamos com valores tabelados para quaisquer serviços de controle de pragas, e com a dedetização de abelhas não é diferente. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.
O valor final de uma dedetização de abelhas ou manejo de abelhas varia de acordo com a altura da colmeia ou enxame, tamanho da colmeia ou enxame e grau de dificuldade de acesso.
Quanto maior for a colmeia ou enxame, maior será o risco de acidentes, produto utilizado e trabalho, com isso o valor altera.
Quando há mais de um enxame ou colmeia, fazemos um pacote de serviços para o cliente concedendo um desconto no valor final do serviço.
Lembre-se que a dedetização de abelhas não é um gasto extra que você vai ter. Abelhas são insetos essenciais para a vida na terra, porém em ambientes urbanos podem causar até morte.
Melhor horário para realizar a dedetização de abelhas
Qual o melhor horário para realizar a dedetização de abelhas? Existe um horário melhor para dedetizar abelhas?
Abelhas são insetos com hábitos diurnos, portanto o melhor horário para realizar o manejo das abelhas é no período noturno, pois as abelhas estão mais “calmas” em seu período de descanso.
Realizar o manejo durante o dia pode ser um risco muito alto, principalmente em ambientes urbanos podendo atingir de duas a quatro quadras com somente um enxame de abelhas. Portanto, tem que haver um estudo do ambiente, com EPI’s necessários e muita responsabilidade para lidar com esses animais.
No entanto, se a colmeia ou enxame estiver pequeno não é necessário realizar o manejo durante a noite porque o risco de ataques é menor. O morador só deve fechar as portas e janelas.
No manejo de abelhas não é necessário que o imóvel fique vazio, pois não é uma dedetização em todo o ambiente. Recomendamos somente que o cliente feche portas e janelas com os pets e pessoas dentro de casa para evitar possíveis ataques.
Processo de dedetização de abelhas
O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento de dedetização de abelhas, fazemos algumas perguntas para entendermos a real necessidade do cliente, como local do enxame ou colmeia, tamanho da colmeia e se possível uma foto da colmeia ou enxame. O cliente nos fornecendo essas informações, já é perfeitamente possível precificarmos a desinsetização.
No entanto, existem alguns clientes que não conseguem nos fornecer essas informações, principalmente a localização do enxame ou colmeia. Sendo assim, será necessário agendarmos uma visita técnica para o técnico avaliar os pontos necessários para precificarmos a dedetização.
No dia da visita técnica, técnico irá vistoriar os pontos mais críticos indicados pelo cliente, fará a medição da colmeia e em seguida o técnico poderá passar o valor na hora para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico poderá enviar o orçamento formalizado via WhatsApp ou formalizado por e-mail.
Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, combinamos sobre a forma de pagamento, passamos orientações técnicas ao cliente e pedimos dados cadastrais para faturamento (em caso de empresas).
No dia da desinsetização, o técnico chegará ao imóvel, verificará se o imóvel realmente está apto para receber produtos químicos e caso esteja tudo ok, vestirá os EPI’s necessários para manipulação de abelhas e iniciará a desinsetização da colmeia ou enxame até remover todo o ninho e feromônio.
Ao finalizar a dedetização, o técnico preencherá a ordem de serviço, pedirá a gentileza do cliente assiná-la e tornará a passar orientações técnicas ao cliente. Caso o pagamento seja por meio de faturamento, será emitido e enviado somente por nosso escritório.
Pronto, seu ambiente está livre das abelhas, mas lembre-se de seguir todas as medidas preventivas e periodicamente contratar uma dedetizadora para realizar a dedetização preventiva.
Dedetização de abelhas profissional
Eliminar abelhas de qualquer forma, seja colocando fogo, álcool ou inseticida é crime ambiental. As abelhas são necessárias para a vida na terra, portanto elas devem ser preservadas ao máximo, porém em casos extremos nós fazemos a dedetização de abelhas, como por exemplo, quando está com risco iminente para a população e o corpo de bombeiros ou apicultor não solucionou o problema do cliente.
Em primeiro lugar, prezamos pelo bem-estar das pessoas. Sendo assim, não podemos deixar pessoas correndo risco de picadas e até mesmo de morte em caso de várias picadas de abelhas.
O manejo de abelhas é feito isolando toda a área para evitar acidentes e os técnicos com roupas especiais removem as abelhas com segurança. Após a remoção do enxame ou colmeia, aplicamos calda química para evitar que pragas urbanas e outras abelhas se alojem no local novamente.
Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde os insetos se alojam.
A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas chuvas essa duração pode ser menor.
É importante ressaltar que se houver a necessidade de fazer micropulverização no imóvel, será necessário evacuar o local entre seis horas e dez horas para que não ocorra intoxicações de pessoas e pets e ter uma boa eficácia da dedetização.
Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?
Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.
Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.
Fazemos não somente a dedetização de abelhas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.
Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.
Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.
Se você está enfrentando problemas com abelhas no seu imóvel, entre em contato conosco e solicite um orçamento para remoção de abelhas. Caso o orçamento seja aprovado, realizamos o serviço no mesmo dia ou agendamos uma data de acordo com a disponibilidade do cliente.