ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Escorpião

dedetização-de-escorpião

Com técnicos altamente capacitados, produtos aprovados pela ANVISA e equipamentos de última geração, a Zet-Tec realiza dedetização de escorpião em todo o estado de SP.

Escorpião 

Com hábitos noturnos e discretos, os escorpiões são animais invertebrados artrópodes, da classe dos aracnídeos e pertencem à ordem Scorpiones.

Scorpiones é o nome que se dá aos artrópodes aracnídeos terrestres. Essa ordem representa cerca de 2.000 espécies de escorpiões em todo o mundo. 

Os escorpiões possuem corpo alongado, quelíceras com três artículos e medem de 10cm a 12 cm, exoesqueleto, estrutura dura, quitinosa que reveste todo seu corpo, sem antenas, quatro pares de patas torácicas em um par de palpos. Respiram por meio de filotraqueias, pulmões foliares, como páginas de um livro.

O corpo dos escorepiões é dividido em prossoma e opistossoma, e dividido mesossoma e metassoma.

Prossoma

Prossoma é tagma anterior do corpo dos animais (em forma de carapaça) à qual pertencem ao subfilo Chelicerata. Agrupa cabeça ao tórax e é onde se econtram os olhos, boca e seis pares de apêndices: um par de quelíceras, um par de pedipalpos terminados em quelas (pinças) e quatro pares de patas.

Opistossoma

Opistossoma é parte alongada do corpo subdividida em mesossoma com 7 segmentos e metassoma com 5 segmentos. No primeiro segmento do metassoma possui um gonóporo recoberto por um opérculo genital. No segundo segmento se encontra o apêndice sensorial único entre os aracnídeos chamado pente. Do terceiro ao sexto segmento do mesossoma cada um apresentam um par de pulmões foliáceos. O metassoma não apresenta apêndices. No fim do metassoma existe uma estrutura cilíndrica com um espinho na ponta chamado de telson que contém duas glândulas de veneno e aguilhão (ferrão).

Reprodução

A grande maioria dos escorpiões apresentam reprodução sexuada, ou seja, precisa de um macho e uma fêmea para a reprodução, porém existem escorpiões que apresentam reprodução monoica não exigindo a presença de machos. Na reprodução assexuada, os óvulos não fertilizados dão origem a embriões vivos. Na reprodução sexuada, existe uma dança nupcial que antecede o acasalamento. O macho limpa o chão com os pentes e deposita uma capsula com espermatozoides e em seguida arrasta a fêmea para cima dos espermatozoides para ela recebê-los.

Existem espécies de escorpiões que são vivíparas, ou seja, se desenvolvem dentro do corpo da fêmea em uma placenta, porém a grande maioria dos escorpiões são ovovivíparas, ou seja se desenvolvem dentro da fêmea em um ovo que eclode internamente. 

Em uma única gestação, a escorpião fêmea pode gerar de 6 a 90 filhotes e o tempo de gestação pode durar entre 2 meses e 2 anos, o tempo vai variar de acordo com a temperatura, espécie e alimentação da mãe. Os filhotes nascem brancos, por meio de parto e através de uma fenda genital. Os filhotes ficam colados ao dorso da mãe entre 10 e 14 dias até completar a primeira muda e conseguirem se alimentarem sozinhos. A idade adulta é atingida com um ano de idade.

Alimentação

Escorpiões são animais carnívoros. Sua alimentação geralmente é de insetos e aranhas, porém eles também podem se alimentar de outros escorpiões (canibalismo é comum entre aracnídeos), lagartos, pequenos roedores e pássaros. Esses animais conseguem comer muito, mas também conseguem sobreviver com apenas 10% da comida que necessitam para sobreviver podendo passar até um ano sem comer e consumindo quase nada de água.

Utilizam seu veneno para imobilizar a presa e também para digerir órgãos e vísceras do animal que comeu. Após esse processo utilizam qualíceras (presas) para dilacerar sua comida enquanto os sucos digestivos do intestino são regurgitados para fazer uma digestão externa que é ingerida novamente em forma líquida. Qualquer material sólido como pelos, exoesqueleto é preso por cerdas na cavidade pré-oral que é vomitado pelo escorpião.

Predadores

Os predadores naturais dos escorpiões são aves, répteis como cobras e alguns lagartos, algumas aranhas, formigas, entre outros. O fator determinante na natureza de quem é presa ou predador na natureza é o tamanho.

Veneno do escorpião

O veneno do escorpião além de servir para se defender, agarrar presas, usar no acasalamento, também inocula a presa com um veneno. Existem algumas composições tóxicas no veneno dos escorpiões como neurotoxinas, histaminas, serotonina, enzimas, inibidores de enzimas, entre outras substâncias.

O nível de toxidade dos escorpiões variam de acordo com o tamanho dos seus pedipalpos (braços). Quanto maiores forem seus pedipalpos menos o escorpião utiliza veneno em suas presas. Em contrapartida, quanto menores forem os pedipalpos mais o veneno pode ser letal.

Na América do Sul o veneno mais tóxico entre todos os escorpiões é do Tityus serrulatus conhecido popularmente como “escorpião amarelo”. Todos os escorpiões do mundo são tóxicos, porém somente 25 espécies são mais suscetíveis a levar uma pessoa a morte. A ferroada do escorpião tem a mesma toxidade de uma ferroada de abelha.

A picada de escorpião leva muita dor no local da picada, porém é raro levar a óbito. Pessoas idosas, crianças e com baixa imunidade estão sujeitas a ter reações mais graves à toxidade e até mesmo levar a morte.

Sintomas 

Os sintomas da picada do escorpião pode variar entre comum, moderada e aguda.

Na fase comum após a picada de um escorpião seus principais sintomas são: ardência ou agulhadas, dor intensa e inflamação no local da picada. No entanto, existem casos em que a dor é discreta.

Na fase moderada após a picada de um escorpião seus principais sintomas são: vômito, náusea, aumento da frequência cardíaca, sudorese, queda de pressão, enjoo e dificuldade para respirar.

Na fase grave (mais comum em crianças e idosos), podem haver sudorese e vômito descontrolados. Outros sintomas também podem ser sentidos como agitação, movimentos descoordenados, dificuldade para se locomover, sonolência, confusão mental, espasmos e tremores.

Tratamento

O tratamento da picada de escorpião é através de aplicação de lidocaína a 2% (anestésico) e soro antiescorpiônico obtido de escorpiões vivos. Mas também pode você pode fazer compressa morna no local da picada, permanecer em repouso e principalmente procurar ajuda médica imediatamente. 

Na maioria das vezes essas medidas são capazes de neutralizar a dor do local. Entretanto, existem espécies de escorpiões, como o amarelo por exemplo, que tem um veneno muito tóxico fazendo com que essas medidas não sejam suficientes os médicos e enfermeiros tomarão medidas adicionais para cessar a dor.

A importância da dedetização de escorpião 

Mais de 100.000 acidentes e cerca de 200 mortes são registradas por ano no Brasil decorrentes de envenenamentos. Entre esses números estão as picadas de escorpiões.

Do ano 2.000 até o ano de 2.010 foram registrados 359.599 casos de acidentes por picadas de escorpiões. A região nordeste lidera esse ranking com cerca de 171.899 acidentes.  Logo em seguida aparece a região sudeste com cerca de 148.039 de casos de acidentes. Em seguida aparecem as regiões norte, centro oeste e sul do Brasil. 

O escorpião é um animal muito perigoso e com poder letal principalmente para crianças e idosos, porém pessoas com baixa imunidade e animais domésticos também correm riscos com picadas de escorpiões. Um escorpião é capaz de matar um cachorro de pequeno porte somente com uma picada.

Por estes motivos se torna extremamente necessária a realização da dedetização de escorpião. No entanto, somente a dedetização não irá fazer com que esses aracnídeos desaparecem. Tem que haver um conjunto de ações para ter êxito no resultado, o chamado controle de pragas, eliminando água, abrigo, alimento e acesso dos animais.

Controlar outros insetos como baratas, formigas e mosquitos é ideal para não ter alimento fácil para os escorpiões; fechar frestas de paredes, chão, telhas; não deixar caixas, tijolos, madeiras e entulhos; e não ter acesso a água são medidas fundamentais para ter sucesso no controle de escorpião.

Sinais de escorpião em seu imóvel

Escorpiões são animais territoriais, sendo assim o principal sinal de que existe escorpião no local é a presença anterior deles. Se o aracnídeo estiver confortável no local onde está alojado pode ter certeza que ainda existe escorpião no local.

Escorpiões gostam de lugares quentes, escuros e frescos. São animais noturnos, ou seja, um imóvel localizado em um local fresco e com muita sombra é bem propenso a ter escorpiões. 

Em árvores de citrinos ou caso o imóvel esteja localizado perto de um pomar de citros é bem provável que também tenha escorpiões, principalmente da espécie Centruroides vittatus que gostam de viver em ambientes úmidos e com sombras.

Infestação de outros insetos no local como baratas, formigas e o aracnídeo aranha também é um prato cheio para escorpiões, pois esse animais são presas dos escorpiões sendo necessários para sua sobrevivência. Ter répteis em casa que comem esses insetos também faz com que você armazene os insetos para servir para os répteis e consequentemente irá servir também para os escorpiões.

Riscos de um local com escorpiões

Escorpiões são animais peçonhentos, sendo assim, o principal risco de um local com escorpiões é a picada.

  • Picada de escorpião pode causar desde dor intensa a óbito;
  • Crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade correm risco de vida;
  • Proliferação de outros insetos;
  • Acidentes e óbito de animais domésticos.
Periodicidade da dedetização de escorpião 

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de escorpião na minha casa?

Depende. Depende do grau de infestação que está o local.

Locais com infestação muito alta uma periodicidade ideal para realizar a dedetização é a cada três meses.

Locais com a presença esporádica de escorpiões ou para prevenção a periodicidade ideal é cada seis meses.

Porém, como já dissemos anteriormente e tornamos a dizer, somente a dedetização não irá resolver, tem que haver um conjunto de ações juntamente com o morador para evitar o alojamento e proliferação da praga.

Evite escorpiões em seu imóvel

Com bons hábitos de higiene aliado com a dedetização é possível evitar que escorpiões habitem seu imóvel.

  • Mantenha o quintal limpo sem entulhos, caixas, lixos e etc.;
  • Vede frestas e coloque telas em portas e janelas;
  • Antes de vestir roupas ou calçar calçados examine-os;
  • Quando for mexer em locais propensos a escorpiões use botas, blusas com mangas longas e luvas;
  • Ao caminhar ou mexer em plantas ou hortaliças vista luvas, camisa de mangas compridas e botas;
  • Faça a dedetização periódica para controlar outros insetos;
  • Não mate corujas, sapos, lagartixas, galinhas, gansos, macacos, quatis, siriemas, entre outros, pois são predadores dos escorpiões;
  • Não deixe mato alto e limpe terrenos baldios, se possível;
  • Não deixe camas, berços ou sofás encostados na paredes, assim como deixar cobertores no chão;
  • Plante alfazema ou lavanda no jardim e em vasos no quintal, pois são repelentes naturais dos escorpiões;
  • Escorpiões saem à noite para caçar e se alimentar, portanto assim que começar a escurecer feche portas e janelas;
  • Elimine umidade e água de sua casa, pois eles vão a procura de água;
  • Espalhe canela em pó ao redor principalmente em locais escuros para servir de repelente;
  • Não queime lixos ou matos em terrenos baldios, pois irá desalojar os escorpiões; 
  • Pode folhagens, arbustos e trepadeiras em paredes;
  • Mantenha fossas bem fechadas a fim de evitar a entrada de baratas e escorpiões;
  • Tampe pontos de energia e telefone.
Dicas caseiras para acabar com escorpiões

Separamos alguns métodos caseiros para você acabar com escorpiões em sua casa, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, ou seja, não garantimos 100% de eficácia. Também é importante lembrar que escorpião é animal difícil de matar devido à sua carapaça externa ou exoesqueleto envolta em seu corpo.

Caso continue presenciando escorpiões será necessário chamar uma empresa especializada em dedetização de escorpião como a Zet-Tec.

Armadilha de cola

Você irá precisar de armadilha de cola.

Armadilha de cola você irá encontrar em casa de rações, de agropecuária, de pets ou pela internet.

Posicione as armadilhas em cantos escuros, longe da sua casa e perto de algum possível esconderijo do escorpião.

A armadilha poderá prender também outros insetos, o que servirá também de isca para o escorpião.

Terra de diatomáceas

Você irá precisar de terra de diatomáceas em pó.

Terra de diatomáceas é um pó de rocha sedimentar composto de dióxido de silício, similar a sílica utilizada em embalagens de eletrônicos, contra a umidade. A diatomáceas mais comum encontrada no mercado é de pó branco muito utilizada em controle de pragas e é inofensiva para o ser humano desde que não seja inalada. 

Espalhe o pó perto de possíveis esconderijos dos escorpiões. O pó quebra a queratina e destrói o sistema digestivo dos aracnídeos e insetos, além de não desenvolverem resistência a tal substância.

Ácido bórico

Você irá precisar de um borrifador e um frasco de ácido bórico.

Coloque o ácido no borrifador e borrife o produto em cantos escuros e possíveis esconderijos deles.

Ácido bórico também serve para eliminar outros insetos e é inofensivo para pets e pessoas desde que não seja inalado ou ingerido.

Óleo de cedro ou óleo de neem

Você irá precisar de um borrifador e/ou óleo de cedro ou neem.

Óleo de cedro desidrata e sufoca os escorpiões, além de liquefazer sua gordura corporal.

O óleo de neem age diretamente no sistema hormonal dos escorpiões.

Coloque o óleo dentro do borrifador e borrife por cantos escuros e possíveis esconderijos dos escorpiões. Esses óleos não fazem mal para pets e pessoas desde que não sejam inalados ou ingeridos.

Animal de estimação

Animais de estimação que costumam pegar baratas e ratos também poderão pegar escorpiões.

Portanto, tenha um gato, cachorro, galinha ou ganso em casa.

Vira latas são mais propensos a pegarem esses invasores do seu lar.

Lavanda

Você irá precisar de um ou mais pés de lavanda.

Plante lavanda no quintal da sua sua casa. A lavanda é um ótimo repelente contra insetos e também escorpiões, além de perfumar a sua casa.

Luz negra ultravioleta 

Você irá precisar de uma luz negra ultravioleta, espeto, luvas, botas e camisa de manga comprida.

Caçar os escorpiões não é a melhor opção, mas é uma opção desde que seja feito com cuidado e segurança. Portanto, vista as luvas, a bota e camisa de manga comprida e vá à caça dos aracnídeos com o espeto e a luz negra e cace um por um. 

A luz negra faz com que escorpiões brilhem no escuro e você saiba exatamente onde o animal está se escondendo e com isso o risco de acidente é menor.

Em hipótese alguma pegue o escorpião com as mãos.

Precificação da dedetização de escorpião

Qual o preço da dedetização de escorpião?

Nós da Zet-Tec dedetizadora não trabalhamos com preço tabelado para qualquer serviço de controle de pragas como muitos concorrentes nosso.

Para passarmos um preço correto para dedetização de escorpiões sempre avaliamos cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente apresenta uma necessidade diferente.

O valor da dedetização de escorpião vai depender da área total do local, tipo de edificação e grau de infestação que se encontra o local.

Melhor horário para realizar a dedetização de escorpião 

Existe um horário ideal para realizar a dedetização de escorpião?

Como sabemos escorpiões são animais noturnos, ou seja, o melhor horário para realizar a dedetização desse aracnídeo é no fim da tarde ou à noite.

À noite os animais saem para caçar e se acasalar facilitando sua localização, com isso o controle ofensivo no escorpião é mais efetivo do que uma dedetização com efeito residual, porém isso não quer dizer que a calda química aplicada não será efetiva para os outros escorpiões que ainda ficarão alojados.

Caso a dedetização seja feita no lado interno da residência será necessário outro lugar para passar a noite, pois após a dedetização é necessário ficar no mínimo seis horas fora do ambiente.

Processo de dedetização de escorpião 

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de escorpião solicitamos algumas informações como a área total do imóvel, tipo de edificação e grau de infestação. Após o cliente nos fornecer essas informações já podemos passar um orçamento assertivo ao cliente. 

No entanto, há clientes que não sabem essas informações e se não for possível adquiri-las será necessário realizar uma vistoria técnica no local para os técnicos identificarem a área do imóvel e pontos críticos.

Vistoria feita, os técnicos já podem passar o valor ao cliente ou caso o cliente queira os técnicos passam o valor para nosso escritório  que pode enviar para o cliente via WhatsApp ou formalizado por e-mail.

Caso o orçamento seja aprovado agendamos a data do serviço, orientamos o cliente com o antes e depois da dedetização, e cuidados que devem ser mantidos mesmo após a dedetização; em caso de empresas solicitamos dados cadastrais para faturamento e emissão de NF.

Chegando no dia da execução do serviço, os técnicos verificam se o local realmente está apto para ser dedetizado, vestem seus EPI’s e começam a aplicação da calda química. Após toda a aplicação da calda química os técnicos irão orientar novamente o cliente sobre os procedimentos de antes e após a dedetização, e também cuidados com o quintal.

O cliente sendo nosso aliado contra os escorpiões o controle realmente será efetivo. 

Dedetização de escorpião profissional 

A dedetização de escorpião é feita com processo de micropulverização. 

Micropulverização é um método especifico para insetos rasteiros.

Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos onde os escorpiões se alojam.

A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e área tratada. Em áreas externas sujeitas chuvas essa duração pode ser menor.

É importante ressaltar que o produto domissanitário utilizado para realizar a dedetização é mais “potente” do que o produto usado para realizar uma dedetização de barata, por exemplo.

Como já dissemos, matar um escorpião não é uma tarefa muito simples por conta da sua carapaça que o protege envolta de todo o seu corpo.

Quando a infestação está muito alta muitas vezes será necessário mais de uma aplicação para ter um resultado realmente efetivo.

Sabemos que somente a dedetização não irá resolver o problema com os escorpiões. Será necessário mudanças de hábitos retirando o abrigo, água, alimento e acesso para que assim o controle seja efetivo e você e sua família fiquem livres desses animais peçonhentos.

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de escorpião, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está precisando de uma dedetização contra escorpiões, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço no mesmo dia ou agendamos uma data para a execução do serviço.

Saiba mais.

to top Call Now Button