ATENDIMENTO SOMENTE NO ESTADO DE SP

Dedetização de Baratas

dedetização de baratas

Com uma equipe técnica especializada, produtos aprovados pela ANVISA e equipamentos de última geração, a Zet-Tec realiza dedetização de baratas em todo o estado de SP.

Barata

A subordem de insetos conhecidos popularmente como baratas é denominada Blattaria.

As baratas existem há mais de 300 milhões de anos e somam mais de 5.000 espécies em todo o mundo.

O corpo das baratas têm formato ovular e deprimido. O tamanho de seu corpo varia de acordo com a espécie que pode ser de milímetros a centímetros. Possuem cabeça curta, subtriangular; olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples). A coloração das baratas geralmente são pardas, marrons ou preta, porém também existem baratas coloridas. Em países tropicais são mais comuns as baratas de coloração marrom, além de cores verde e amarela.

Alimentação 

Baratas urbanas são insetos onívoros, ou seja, comem de tudo principalmente doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Baratas urbanas conseguem viver três dias sem água e dois meses sem comida.

Baratas silvestres das espécies do gênero Panesthia (Blaberidae) e Cryptocercus (Cryptocercidae) possuem bactérias e protozoários em seu tubo digestivo que auxiliam na digestão da celulose. Baratas silvestres fazem parte da cadeia alimentar como saprófagos, pois se alimentam de material animal e vegetal morto, carnívoros e herbívoros.

Habitat

Baratas gostam de viver em lugares quentes e úmidos como serrapilheira, pedras, cascas de árvores, ninhos de cupins, vespas, abelhas e formigas. No lado interno de imóveis gostam de ficar na cozinha, em frestas de armários, rachaduras, borracha de geladeiras, fogão e gavetas. Existem algumas espécies de baratas semi-aquáticas e aquáticas (Epilampra – Blaberidae), e outras que vivem em cavernas e desertos.

Reprodução 

O início do acasalamento das baratas se dá por meio dos feromônios emitidos pela fêmea. O macho levanta as asas, expõe uma glândula que fica na parte dorsal do abdome que em seguida expele uma substância que a fêmea se alimenta. A fêmea sobe no macho para se alimentar da substância e o macho introduz seu pênis na fêmea para iniciar a cópula. O casal de baratas ligado pela genitália, o macho se vira em 180º. A cópula pode durar entre uma e duas horas, durante a cópula o macho transfere para a fêmea. Os espermatozoides ficam na espermateca permanecendo ativos por um longo tempo.

Além de estímulos químicos, estímulos sonoros também são utilizados no acasalamento como na espécie Nauphoeta cinerea que estridulam (produzem sons ao se esfregarem) durante o ato sexual emitindo sons de 60dB. Machos e fêmeas podem copular mais de uma vez.

Existem três tipos de oviposição nas baratas:

Oviparidade

Oviparidade é o mais comum entre os insetos. Se trata da formação de ovos que se desenvolvem do lado externo à fêmea contidos ou não na ooteca como por exemplo as baratas Blatella germânica, Blatta orientalis e Periplaneta americana.

Ovovivipariedade

Ovovivipariedade é a ooteca ou os ovos que permanecem dentro da fêmea e se desenvolvem a partir do material nutritivo existente dentro do ovo como por exemplo a barata Blaberus.

Viviparidade

Na Viviparidade ooteca permanece dentro da fêmea com formação incompleta o que permite a troca de nutrientes com a fêmea durante o desenvolvimento embrionário como a barata Diploptera punctata (Baratas-besouro do Pacífico).

Predadores 

Pelo fato de serem animais pequenos, na natureza existem muitos predadores naturais das baratas. Entre alguns predadores naturais das baratas podemos citar: lagartixas, formigas, bactérias, vermes, fungos, protozoários, ácaros, aranhas, besouros, escorpiões e ninfas de baratas servem e alimento para larvas de vespas.

Blatella germanica e Periplaneta americana

Existem mais de 4.000 espécies de baratas em todo o mundo, a grande maioria delas vivem em florestas, sendo que apenas 1% dessas baratas são consideradas pragas urbanas. A exemplo disso, hoje vamos falar das duas principais baratas consideradas pragas urbanas, a Periplaneta americana e a Blatella germânica.

Periplaneta americana

A Periplaneta americana também conhecida como “barata de esgoto”, é originária da região tropical da África, vive de 250 a 350 dias (machos vivem menos), mede 5cm, possui corpo marrom e cabeça amarela. São baratas grandes, possuem asas, por isso também são conhecidas por serem baratas voadoras. 

Gostam de viver em caixas de esgoto, galerias, bocas de lobo, caixas de gordura, caixas de inspeções, lixos e tudo que conter dejetos.

A barata americana se alimenta de tudo, mas gostam principalmente de alimentos que contém doces, gorduras e amidos. Podem comer também celulose, excrementos, insetos e sangue.

Blatella germânica

A Blatella germânica também conhecida como “barata francesinha” é originária da região oriental da África, mede de 1 a 5cm, possuem coloração castanho clara com 2 faixas, machos vivem cerca de 4 meses e fêmeas vivem 6 meses possui hábitos noturnos.

Gosta de viver em locais quentes como banheiros e restaurantes, locais que têm uma alta manipulação de alimentos, mas também podem viver em residências dentro de armários, frestas de paredes e móveis fogão e borracha de geladeira.

A francesinha se alimenta de proteínas, açúcar, amido e gordura. Caso não haja alimento se alimentam de sabão e cola e até mesmo podem comer outras baratas.

É uma barata muito difícil de controlar, possui alto poder adaptativo, resistindo a muitos inseticidas se proliferando muito rapidamente. 

Doenças transmitidas por baratas

Baratas causam aversão em muitas pessoas somente pelo seu aspecto, mas além do seu aspecto nada agradável para muitos esses insetos carregam muitos patógenos que podem causar enfermidades. 

A seguir listamos as doenças mais comuns causadas por baratas:

Diarreia

Baratas andam por todo tipo de lugar, principalmente locais muito sujos e contaminados. Com isso, elas carregam em seu abdome e patas as bactérias Salmonella e Shigella. A doença é transmitida via oral fecal. Ao andar por panelas, talheres e alimentos e, antes de serem utilizados não forem higienizados causam a disenteria bacteriana.

Hepatite A

A hepatite A é uma doença infecciosa pelo vírus VHA que é transmitida via oral fecal que pode ser através de alimentos ou água contaminada e também outra pessoa contaminada pela doença. A doença é uma inflamação do fígado.

Entre seus sintomas estão cansaço acentuado, mal-estar, febre, dores musculares, náuseas, vômito, e icterícia ( coloração amarelada da pele e dos olhos) e falta de apetite.

Febre tifoide

A febre tifoide é transmitida pela bactéria Salmonella typhi. Essa bactéria é transportada pelas baratas após elas transitarem por locais com fezes contaminadas. A doença é comum em regiões com falta de saneamento básico e escassez de água potável.

Entre seus sintomas estão febre, calafrios, dor de cabeça intensa, diarreia, cansaço, dores abdominais e musculares. Hemorragia e e perda de peso podem ser decorrentes desse quadro.

Tuberculose

Muitas pessoas não sabem, mas a tuberculose também pode ser transmitida por baratas. Se trata uma doença bacteriana grave transmitida pelas vias aéreas. A tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar os ossos, rins, cérebro e demais partes do corpo. 

Entre seus sintomas estão febre alta, dores no peito, sudorese à noite, falta de apetite, perda de peso, tosse seca e prolongada. Em casos mais graves ainda pode ter dificuldade para respirar e tosse com sangue (hemoptise).

Asma

Segundo estudos, as principais causas de asma não são grãos de poeira no ar, pelos de cachorros, gatos ou pólen do ar externo e sim das baratas responsáveis pelos casos mais graves de asmas.

Asma é um problema respiratório crônico que encontra nas baratas em alérgeno e agravante. Doença muito mais comum em crianças, as baratas podem percorrer o corpo das pessoas atrás de fluídos nasais e orais, o que leva a dermatites atópicas e edemas oculares.

Pneumonia

Pneumonia é uma doença transmitida pelas vias aéreas. Inalar baratas secas e suas fezes que podem conter microorganismos, ou seja bactérias, vírus e protozoários causam pneumonia.

Podemos citar os casos de pneumonia asiática e pneumonia rara causada por protozoário.

A importância da dedetização de baratas 

As baratas causam uma má impressão em todos, mas algumas pessoas têm um verdadeiro pavor desses insetos. Muitas pessoas têm medo até de dar uma chinelada em um barata. 

Tirando as baratas silvestres essenciais para o ecossistema, as baratas caseiras são consideradas pragas urbanas e são responsáveis por serem vetores de diversas doenças  que causam problemas no sistema gastrointestinal afetando órgãos como intestino, estômago, pâncreas, fígado, entre outros.

Em residências, os moradores não são obrigados a realizarem a dedetização de baratas, já em ambientes comerciais como os de ramos alimentícios por exemplo, tem por lei obrigatoriedade de realizar a dedetização a cada três meses. Em caso de não realização da dedetização o local ficará passível de multa e até mesmo interdição temporária até toda a adequação por meio da prefeitura de seu município ou ANVISA.

Vamos combinar que não precisa chegar nesse estágio para você realizar a dedetização, não é mesmo? Você gostaria de ir em restaurante cheio de baratas e com alimentos possivelmente contaminados? Acredito que não. Então a melhor forma de evitar prejuízos com multa e perda de clientes é fazendo a dedetização em dia pelo menos a cada três meses conforme a legislação RDC n° 216 da Anvisa.

A aplicação de inseticidas comprados em supermercados, casas de rações ou pet shops são considerados fracos para controle efetivo de pragas, sem contar que a pessoa que aplica não tem conhecimento sobre hábitos das pragas e forma correta de aplicação do inseticida. Por isso, muitas vezes a aplicação desses produtos não funcionam.

Sinais de baratas em seu imóvel

O sinal mais claro que muitas pessoas têm para saber se tem infestação de baratas em casa ou empresa é realmente a presença delas durante o dia. Este realmente é um sinal claro de infestação de baratas já que se trata de um inseto com hábitos noturnos, quando elas saem durante o dia é porque o grau de infestação está bem alto.

Outro sinal de infestação de baratas no imóvel são manchas castanhas irregulares nos cantos das paredes. Este é um sinal de que as baratas passam bastante por aquele local.

A presença de fezes é outro sinal claro que o seu imóvel está com uma infestação alta de baratas. As fezes geralmente ficam em locais úmidos e gordurosos. Os excrementos parecem pó e são escuros.

O mau cheiro é outro sinal de infestação de baratas, principalmente as baratas Periplanetas Americanas costumam exalar um cheiro azedo parecendo mofo. Quanto maior a infestação, maior o mau cheiro.

Presença de ooteca em cantos escuros, por exemplo é outro sinal de infestação de baratas. As baratas costumam depositar as ootecas em pontos estratégicos e “protegidos” até o momento da eclosão dos ovos.

Por fim, outro sinal de que seu imóvel pode estar com infestação de baratas são alimentos “modificados”. Frutas e legumes com aspectos estranhos pode ser que as baratas estejam no local com uma alta infestação, já que este não é o principal alimento que elas procuram.

Riscos de um local com baratas

Baratas podem causar um enorme prejuízo e dor de cabeça ao proprietário do imóvel.

  • Transmissão de doenças graves;
  • Pânico nas pessoas que têm muito medo de barata;
  • Má impressão do local;
  • Mau cheiro;
  • Contaminação de alimentos;
  • Em ambientes comerciais, baratas podem causar multas e até interdição;
  • Ainda em ambientes comerciais, se um cliente ver baratas não irá mais voltar no local, além de espalhar a notícia afugentando seus clientes.
Periodicidade da dedetização de baratas

De quanto em quanto tempo é necessário realizar a dedetização de baratas na minha casa ou empresa?

A periodicidade ideal para realizar a dedetização contra baratas depende da espécie de barata, grau de infestação e tipo de edificação.

Em residências com Periplaneta Americana a dedetização pode ser feita a cada seis meses, porém se o local estiver com infestação a dedetização tem que ser pelo menos a cada três meses.

Em residências com Blatellas Germânicas têm que ser feita no mínimo duas aplicações, porém se a infestação estiver muito alta terá que ser feita até quatro aplicações com intervalo mínimo de 15 dias.

Em ambientes comercias como empresas e escritórios que não manipulam grande quantidade de alimentos igual a residências funciona da mesma forma.

Já em ambientes comerciais que manipulam alimentos como restaurantes, bares e lanchonetes nós já falamos aqui que é obrigatório a dedetização contra insetos rasteiros a cada três meses. No entanto, se o local estiver com infestação de Blatella Germânica a dedetização tem que ser mensalmente através de um contrato, pelo menos até controlar a infestação. Quando for controlado poderá ser a cada três, mas para isso é muito importante haver bons hábitos de limpeza no local. Quanto às baratas Periplaneta Americanas, uma periodicidade trimestral conforme a legislação exige está ótimo. 

É importante lembrar que a garantia que fornecemos é de três meses, porém essa eficácia pode ser menor com chuvas e produtos de limpeza.

Evite baratas em seu imóvel

Com bons hábitos e limpeza periódica é possível evitar a proliferação de baratas em seu imóvel.

  • Instale telas em portas, janelas, ralos, exaustores e qualquer buraco que exista;
  • Tampe qualquer fresta ou buraco que possa conter na cozinha, como armários, paredes, geladeiras e fogões;
  • Sempre inspecione sacolas e caixas de compras antes de colocar no carro para levá-las à  casa;
  • Sempre deixe fechado embalagens e potes de comida;
  • Evite se alimentar em camas e sofás, pois os farelos que caem se tornarão um banquete para as baratas;
  • Faça a limpeza de caixa de gordura e caixa de esgoto a cada seis meses;
  • Faça limpeza constantemente no imóvel;
  • Deixe sempre lixeiras tampadas. 
Dicas caseiras para acabar com baratas

Nós da Zet-Tec separamos 5 dicas para você tentar acabar com as baratas, mas lembre-se que esses métodos são caseiros, sendo assim, não garantimos 100% de eficácia. Caso a infestação com baratas continue recomendamos que você chame uma dedetizadora para resolver seu problema.

Folha de louro

Você irá precisar de folha de louro e papel.

Coloque um punhado de folha de louro em pedaços de papéis e espalhe os pedaços com o louro por lugares quentes, escuros e úmidos que são locais onde elas passam com frequência.

Baratas não gostam do cheiro de louro e irão fugir do local.

Eucalipto e alecrim 

Você irá precisar de alecrim, eucalipto, água, balde e pano.

Coloque um pouco de água no balde, em seguida adicione o alecrim e o eucalipto junto a água, espere por 15 minutos e passe um pano úmido com a solução pelo chão.

Assim como as folhas de louro, as baratas não gostam do cheiro do eucalipto e do alecrim. 

Água e sabão

Você irá precisar de água, sabão e um borrifador.

Coloque um pouco de água no detergente e em seguida adicione o sabão ou detergente dentro do borrifador. Borrife a mistura diretamente sobre as baratas.

O sabão irá entupir os poros da barata a impedindo de respirar causando a morte.

Álcool em gel 

Você irá precisar de um pote de álcool em gel.

Com o próprio pote do álcool em gel, jogue o álcool diretamente na barata.

O álcool em gel irá entupir os poros da barata a impedindo de respirar.

Bicarbonato

Você irá precisar de açúcar, bicarbonato e um pote.

Em um pote misture o bicarbonato com o açúcar e espalhe pelos cantos do imóvel.

O açúcar irá atrair as baratas e o bicarbonato causará sua morte.

Água fervendo

Você irá precisar de um fogão, água e uma caneca.

Ferva um pouco de água e jogue no ralo da pia pelo menos duas vezes por semana.

A água irá limpar o encanamento eliminando sujeiras e gorduras presas nas paredes.

Precificação da dedetização de baratas

Qual o preço da dedetização de baratas?

Ao contrário de muitas empresas do mesmo ramo que o nosso, nós não trabalhamos com preço fixo ou tabelado para serviço de controle de pragas. Gostamos sempre de avaliar cada caso em particular de cada cliente, pois cada cliente tem uma necessidade diferente. 

O preço da dedetização contra baratas irá depender de diversos fatores como: tipo de edificação, área total, espécie de barata e grau de infestação.

Quanto maior o local e quanto maior for a infestação mais alto o valor fica. Em caso de Blatella gêrmanica, o valor tende a ser mais alto do que dedetização contra Periplaneta americana, já que essa é uma espécie de barata difícil de ser controlada e muitas vezes necessita de mais de uma aplicação.

Melhor horário para realizar a dedetização de baratas 

Qual o melhor horário para realizar a dedetização de baratas? Será que existe um horário ideal para realizar a dedetização?

Não, não existe um horário ideal para realizar a dedetização de baratas. O horário que agendamos uma dedetização contra baratas sempre fica de acordo com a disponibilidade do cliente.

No entanto, é importante ressaltar que o ambiente dedetizado tem que ficar no mínimo seis horas evacuado, isso também inclui pets, ou seja, caso você deseje dormir no imóvel o melhor horário é na parte da manhã. 

Em ambientes comerciais, muitos clientes fazem no fim do dia ou final de semana, já que os locais ficam fechados durante à noite e abrem no dia seguinte ou somente na segunda-feira. 

Processo de dedetização de baratas

O cliente ao entrar em contato conosco solicitando um orçamento para dedetização de baratas solicitamos algumas informações como área total do imóvel, se é empresa ou residência, se é barata grande ou pequena (muitas vezes o cliente não sabe a espécie de barata e falando assim é mais fácil para ele nos passar a informação) e grau de infestação. Com essas informações em mãos já é possível formularmos um orçamento assertivo e passarmos ao cliente.

No entanto, existem clientes que não sabem nos passar essas informações e não tem como adquiri-las, sendo assim, será necessário realizar uma vistoria técnica no local.

Chegando no local, o técnico o técnico irá vistoriar toda a área do ambiente, verificar qual tipo de barata está no ambiente e grau de infestação. Assim sendo, o técnico já passa o valor para o cliente ou caso o cliente queira, o técnico passa o valor para nosso escritório que pode passar o valor via WhatsApp ao cliente ou formalizado via e-mail.

Orçamento enviado e aprovado, agendamos uma data para a execução do serviço, passamos orientações técnicas sobre o antes e o depois da dedetização, e pedimos dados cadastrais (em caso de empresas) para faturamento.

Chegando no dia da execução do serviço, o técnico vistoria todo o local para verificar se realmente está apto para receber a calda química, veste seus EPI’s, prepara todos os produtos a serem usados e inicia o serviço aplicando a calda química, aplicação de gel ou ambos (depende da espécie de barata).

Serviço realizado, o técnico irá preencher a NF, tornará a passar orientações técnicas sobre a pós dedetização e também o mais importante, como manter as baratas afastadas do imóvel com boas práticas de limpeza e higiene.

O cliente tem que ser nosso aliado no controle de pragas para um efetivo resultado. 

Dedetização de baratas profissional 

Nós da Zet-Tec utilizamos dois métodos para realizar a dedetização de baratas, a aplicação de gel e a micropulverização. A metodologia a ser utilizada irá depender da espécie de barata presente no local.

Micropulverização

A micropulverização é um método muito utilizado em qualquer tipo de dedetização para insetos rasteiros e é utilizado na dedetização de Periplaneta americana, mas também pode ser utilizada em conjunto com a aplicação de gel para as baratas Bletellas germânicas.

Micropulverização nada mais é do que borrifo de micropartículas de inseticidas com efeito residual. É uma ótima maneira para atingir frestas, rodapés, buracos, cantos e furos, por exemplo.

É necessário evacuar o local por no mínimo seis horas, inclusive animais a fim de evitar intoxicações.

A média da duração pulverização é de 3 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e fatores externos. 

Aplicação de gel

A aplicação de gel é feita para formigas doceiras e para baratas Blatellas germânicas, mas é importante ressaltar que o gel para baratas é diferente do gel para formigas. 

O gel é um inseticida é inodoro, atrativo para baratas, seu efeito é residual e a aplicação se dá por meio de uma pistola ou seringa em locais de pouco movimento como gavetas, frestas, portas e azulejos.

A barata come o gel e quando eliminar nas fezes outras baratas irão se alimentar das fezes que também irão morrer.

Não é necessário evacuar o local para a aplicação do gel, você poderá continuar em seu imóvel normalmente.

A durabilidade pode ser de até 6 meses, porém pode haver variação de acordo com o grau de infestação e fatores externos. 

Por que escolher a Zet-Tec dedetizadora?

Trabalhamos sempre com produtos da mais alta qualidade, originais, sem cheiro, aprovados pela ANVISA e com dosagens corretas conforme instruções dos laboratórios.

Trabalhamos com boas praticas operacionais que visa minimizar o impacto ao meio ambiente, assim como moradores, trabalhadores do local, e técnicos da Zet-Tec dedetizadora.

Fazemos não somente a dedetização de baratas, mas também o controle de pragas que consiste em medidas corretivas e preventivas evitando a proliferação de insetos e roedores.

Todos os serviços que prestamos têm garantia, seja dedetizações, limpezas, manutenções, impermeabilizações ou desobstruções de tubulações.

Usamos todos os EPI’s necessários para o serviço de manipulação de produtos químicos; técnicos treinados, capacitados, uniformizados; carros adesivados e equipamentos de última geração.

Se você está precisando realizar a dedetização de baratas em seu imóvel, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Caso o orçamento seja aprovado realizamos o serviço na hora ou agendamos uma data para a execução do serviço. 

Saiba mais.

to top Call Now Button